Revista

Mãos que curam

Mistura de filosofia e terapia, o jinh shin jyutsu propõe um trabalho sobre as áreas energéticas do corpo

postado em 11/12/2011 08:00
Mistura de filosofia e terapia, o jinh shin jyutsu propõe um trabalho sobre as áreas energéticas do corpoAinda pouco conhecido do público geral, o jin shin jyutsu é uma filosofia que procura harmonizar corpo, mente e espírito por meio de toques com as mãos em 26 áreas do corpo ; as chamadas travas de segurança ;, nas quais a energia vital circula. A parte teórica da filosofia pode parecer complicada à primeira vista, mas os benefícios e resultados são simples de serem alcançados. O conceito básico é saber "ler" o corpo, identificando se algo vai mal e de onde vêm as dores.

A terapeuta Déborah Carvalho, que trabalha no ramo há 15 anos, explica: "Diferentemente da acupuntura, que usa pontos específicos para sedar ou energizar os pacientes, buscamos a harmonização dessa energia e dos seus fluxos por meio de combinações de toques firmes, mas suaves, para cada distúrbio". Segundo a especialista, um dos diferenciais do jin shin jyutsu é justamente a facilidade de pôr em ação as diferentes técnicas, que não exigem um ambiente preparado nem instrumentos além das mãos.

Essas características despertaram o interesse da bancária Beatriz Gomes, 55 anos, que adotou a prática há cinco anos, quando buscava superar a perda da mãe. Beatriz revela ter aprendido mais sobre si mesma, conhecendo melhor suas necessidades. Consciente das regiões energéticas do corpo, ela garante, por exemplo, que nunca mais as viagens de avião foram iguais. "Eu morro de medo de avião, mas como não posso evitar, sempre antes de entrar, uso algumas técnicas e isso ajuda muito a me tranquilizar", diz.

A jornalista Carmensita Corso, 50, é outra adepta. Seu primeiro contato com a filosofica ocorreu em 2000, quando desenvolveu tendinite, mas conseguiu superá-la com os toques. "A partir daí, passei a segurar os meus dedos e os dos meus filhos quando tinham febre ou ficavam inquietos, sem conseguir dormir. Segurava a mãozinha deles, tocando o centro da mão com o polegar", lembra. Outro momento de sufoco que as técnicas ajudaram a minimizar foi quando Carmensita teve um pico de pressão alta, que chegou a alcançar 15 por 9. Após segurar o pulso esquerdo, "a tremedeira no peito, que me acompanhava desde cedo, e o pânico, aos poucos foram dando lugar à calma e, duas horas depois, minha pressão já estava 13 por 7", afirma.

Os especialistas afirmam que o jin shin jyutsu não tem contraindicações e é usado, na maioria dos casos, como forma completamentar da medicina tradicional. Para a homeopata Selena Inneco, que recomenda as técnicas aos pacientes, outra importante característica, além da questão física, é poder trabalhar o emocional. "Já atendi pessoas que usavam medicamentos psiquiátricos, mas melhoraram após algumas sessões", garante.

Origens
Definido como arte de harmonização através de toques com as mãos, o jin shin jyutsu era transmitido oralmente no Japão. No entanto, já estava desaparecendo quando foi redescoberto e sistematizado pelo filósofo japonês Jiro Murai, em meados da década de 1920. Após ser diagnosticado com uma doença grave, relatos dizem que Murai isolou-se da família e encontrou a cura realizando alguns gestos com as mãos ao mesmo tempo em que meditava e jejuava.

A partir daí, o estudioso buscou achar o motivo de ter sido curado em textos antigos chineses, gregos, hindus, além do Kojiki (livro mais antigo sobre a história japonesa) para, então, codificar as técnicas e práticas dessa fisiofilosofia. O jin shin jyutsu foi introduzido no Ocidente em 1950 por iniciativa de uma das alunas de Murai, Mary Burmeister, que decidiu compartilhar seus conhecimentos após mais de 17 anos de estudos. No Brasil, o livro O toque da cura, de Alice Burmeister e Tom Monte, é a principal fonte de informação dessa filosofia.

Algumas técnicas
Para quem deseja resultados rápidos ou passará por algum momento de estresse, existem algumas dicas, chamadas de "rapidinhas", que aliviam os problemas. A mais simples delas é segurar os dedos de uma mão com a outra mão (cada dedo tem relação com as travas de segurança):

- Polegar: trabalha emoções como preocupação e ansiedade, além de problemas de estômago, baço e indigestão;
- Indicador: evita o medo, facilitando o relaxamento de costas e melhorando o funcionamento da bexiga e dos rins;
- Médio: tem relação com raiva, irritação e frustração, além de problemas de fígado e vesícula;
- Anular: melhora sentimentos como tristeza e mágoas e trabalha o funcionamento de pulmões e intestino grosso;
- Mínimo: facilita a autoaceitação e o controle de determinadas situações. Tem relação com o coração e intestino delgado;
- Outra opção é colocar a palma ou os dedos da mão direita no topo da cabeça durante todo o exercício. No fim da série, você desloca a mão direita para a base da coluna. Apenas toque com a palma ou os dedos da mão esquerda nas áreas indicadas por cerca de três minutos ou até sentir uma leve pulsação rítmica:

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação