Revista

Água em excesso

A retenção de líquidos pode ter várias causas, entre elas insuficiência renal e disfunção da tireoide. Saiba como prevenir ou controlar o problema

postado em 18/12/2011 08:00

Lúcia Surita perdeu quase 5kg em uma semana:

No período pré-menstrual, a sensação de inchaço é quase inevitável. De um dia para o outro, pesam as pernas, a balança acusa o peso extra e as roupas mais justas deixam de caber. Tais sensações são sintomas da retenção de líquidos. Nesse caso, o acúmulo deve-se à alteração na quantidade de estrogênio no sangue. ;O corpo acaba concentrando uma quantidade de fluidos corporais acima do normal, que é entre 60% e 70% do peso corporal, e isso se traduz em oscilação de 1kg a 2kg, e inchaço;, explica a nutricionista Luciane Felix.

O problema, no entanto, tem várias causas. Problemas hormonais, além do uso de corticoides, da pressão alta, da ingestão insuficiente de água ; o corpo entende que há pouco líquido e resolve guardar como estoque. O consumo excessivo de sódio, que impede a absorção dos líquidos, e problemas renais podem ter relação com a retenção. ;É preciso ficar de olho, pois pode evoluir para uma trombose, insuficiência renal ou até coma;, alerta Emmanuel.

O acúmulo de fluidos é mais frequente em quem tem mais de 40 anos, é sedentário e não regula a dieta ou em quem tem predisposição genética. A retenção de líquidos também pode afetar homens, sobretudo os hipertensos ou os que têm problemas renais. Já nas grávidas, a causa é circulatória, devido ao funcionamento diferenciado dos rins ; como a placenta precisa ser mais irrigada, há aumento na taxa de filtração.

Segundo o fisioterapeuta Emmanuel Oliveira, a retenção ocorre, em grande parte, quando as trocas de sais minerais não são feitas corretamente e, por isso, os rins tem dificuldade para filtrar. ;A pessoa começa a reter muito líquido e acaba indo ao banheiro com menos frequência do que o normal, além de sentir o inchaço.; Normalmente, a retenção de líquidos é percebida devido ao inchaço nos membros inferiores. ;A gravidade leva os líquidos que estão sobrando para baixo, para as pernas e pés, e a volta do sangue fica comprometida;, esclarece Luciane. ;Um jeito fácil de ter certeza que é retenção é fazer um teste de apertar a derme. Se a pele demorar um pouco para voltar à posição inicial, é prova de que há um problema;, explica.

Para tratar a retenção é imprescindível largar o sedentarismo, tomar bastante água e regular a alimentação, evitando alimentos industrializados ricos em sódio. Luciane lembra que é preciso tomar cuidado com produtos light e adoçantes, que também contêm a substância. ;Há estudos que comprovam que a drenagem linfática também ajuda a eliminar o líquido retido;, completa o fisioterapeuta.

A farmacêutica Lúcia Surita, 33 anos, começou a perceber que algo estava errado com seu corpo em setembro, quando sentiu que as roupas estavam mais apertadas e os anéis não entravam mais nos dedos. ;Achei estranho e procurei um médico para fazer um exame de bioimpedância, que mede as proporções de líquido, ossos, músculos e gordura no corpo ; o resultado estava muito acima do normal;, lembra. A razão da retenção era uma disfunção da tireoide e, ao começar a tomar remédios para regulá-la, a farmacêutica se sentiu melhor.

Com o acompanhamento de uma nutricionista, começou uma dieta de restrição de carboidratos e, em uma semana, perdeu quase 5kg. ;Foi água pura, meu corpo todo estava inchado. Barriga, coxas, foi bem generalizado, apesar de sentir maior diferença nas extremidades;, conta Lúcia. Agora, na dieta da farmacêutica há frutas diuréticas, como melancia, mamão e melão, e bastante chá verde, várias vezes ao dia, para ajudar na eliminação dos líquidos.

Evite:
- Refrigerantes
- Alimentos industrializados, com conservantes
- Produtos light
- Adoçantes
- Doces
- Alimentos com muito sódio
- Embutidos (frios, salsichas, linguiças, salame, mortadela, etc)
- Carnes como bacalhau e carne seca

Controle o problema com:

- Água
- Chás diuréticos (chá verde, branco, de carqueja, cavalinha)
- Melancia, melão, mamão, abacaxi, limão e laranja
- Atividade física
- Drenagem linfática

Agradecimentos: Lifenutri e Clínica Videre

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação