Revista

Caliente como a estação

Samba, forró, axé e salsa fazem parte do cardápio de ritmos que as academias oferecem no período de férias

postado em 25/12/2011 08:00
Samba, forró, axé e salsa fazem parte do cardápio de ritmos que as academias oferecem no período de férias

A busca pela boa forma tem nas férias o incentivo ideal. É hora de retomar as atividades físicas, muitas vezes deixadas de lado com a correria do dia a dia e do trabalho ao longo do ano. Além de malhação, caminhada, corrida, natação, há outras opções para trabalhar o corpo. A dança, por exemplo. Trata-se de uma alternativa que, reconhecidamente, faz bem à autoestima, à coordenação motora e à silhueta. As academias estão de olho nesse público dançante e oferecem, cada vez mais, aulas da chamada sexta arte.

De acordo com o professor de dança de salão Gabriel Demétrius, o aumento da procura para aprender os mais variados passos está relacionado à popularidade dos programas de dança na televisão. ;Também é interessante lembrar que dançar, nadar e lutar capoeira são as atividades consideradas mais completas, por trabalharem com todos os músculos, sendo também uma forma de exercício aeróbico;, ensina.

Gabriel ainda enfatiza que dançar facilita a perda de peso. ;Em apenas uma hora de axé, pode-se gastar cerca de 500 a 2.000 calorias , dependendo da intensidade. Samba até 600 calorias, e por aí vai;, afirma. Para o professor Bruno Mendes, outra característica essencial da dança é a sociabilidade. ;Na maioria dos estilos, você dança a dois e, consequentemente, conhece outras pessoas e vai se sentindo mais seguro;, explica. Outro benefício é a tonificação de coxas, panturrilhas, glúteos e músculos abdominais ; tudo isso com baixo risco de lesão.

Essas características seduziram o estudante Vinícius Vitor Gomes, 17 anos, que começou a frequentar aulas de dança de salão este ano. Em pouco tempo, ele evoluiu o suficiente para ser convidado por seu professor para trabalhar como assistente e personal dancer ; profissional contratado para acompanhar quem deseja dançar mas não tem um par. Com viagem marcada para o carnaval nordestino, Vinícius começou a aprender samba e axé há apenas um mês. ;Espero aproveitar bastante lá e estou me preparando para aguentar e ter energia;, garante.

A funcionária pública Maria Pereira, 43, começou a malhar somente porque a academia também oferecia dança. ;Sempre gostei dos dois e a oportunidade de fazer ambos me chamou a atenção. A dança me deixa com mais disposição, bem-humorada e até com um sono melhor. Bem, dançar é bom demais, principalmente forró;, diverte-se.

Apaixonada por samba de gafieira e zouk e interessada em aumentar o ciclo de amizade, a estudante Najara Ferro, 21, também aderiu às aulas. ;Danço há quatro anos e meio e conheci meu namorado aqui. Estamos juntos durante todo esse período;, revela. Já a designer de moda Ana Celma Diniz, 60, iniciou os passos de salão há apenas dois anos, ao lado do marido. ;Virou um vício saudável. Eu me sinto como se voasse, além de ter conhecido amigos que sempre topam passear;, conta.

Os favoritos
Bruno Mendes ensina as pessoas a dançar há nove anos e afirma que os ritmos campeões das férias são, sem dúvida, o forró e o samba. O segundo fica mais em evidência no chamado pré-Carnaval, quando os alunos querem caprichar na ginga. Gabriel Demétrius acrescenta que o axé não fica pra trás. Salsa, mambo, tango, zouk, são outras opções muito visadas. Mas a sensação da vez é a zumba fitness, modalidade que engloba ritmos latinos e movimentos típicos da ginástica com o objetivo de queimar calorias e incrementar a massa muscular do praticante. Demétrius recomenda fazer alongamento antes de qualquer tipo de dança: entre 7 e 10 minutos para aquecer e, após a atividade, de 3 a 5 minutos.

Agradecimentos
A Tech
Academia Corpo e Arte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação