Revista

Fique na boa

Quer despachar a ressaca pós-réveillon? Experimente as receitas de dois chefes badalados: Manuel Pires e Mara Alcamim

postado em 01/01/2012 06:00

Se você está lendo esta coluna, em pleno 1; dia de janeiro, é bem provável que não precise diretamente das informações a seguir. Mas antes de mudar de página, vale olhar para os lados e verificar se algum familiar, amigo ou companheiro pode se beneficiar das dicas de hoje. A questão é que o primeiro dia do ano poderia ser facilmente considerado a data nacional da ressaca ; em uma acirrada disputa com qualquer um dos três últimos dias de carnaval. E como a coluna caiu bem nesse dia repleto de olhos marcados, cabeças pesadas e estômagos embrulhados, conversamos com dois grandes chefs sobre dicas contra o ;mal da virada;. Mara Alcamim, a chef por trás do badalado Universal Diner, e o português bom de papo Manuel Pires, do tradicionalíssimo Antiquarius carioca, e agora, da filial brasiliense, deram não só suas dicas pessoais, como duas receitas de caldos facílimos e deliciosos, que prometem curar ressaca das mais brabas.

Para Manuel, o segredo está no estômago forrado com azeite, prática comum em Alentejo, Portugal. Antes de sair para comemorar, tome duas colheres de sopa de azeite puro. ;Proteje o estômago e você acorda no outro dia muito bem;, conta. Segundo ele, a receita já foi testada por amigos, que sempre confirmam a eficiência. No mais, o segredo é o tal caldo, que ele também apelidou de ;levanta defunto;. ;Quem está de ressaca tem que se alimentar, comer alguma coisa forte, que alimente bem. Mas tem que ser algo descomplicado, que até o próprio possa fazer em tais condições. Essa sopa alentejana é ideal porque é muito simples, e vai o pão e o ovo, que alimentam bem;, explica. Pelo menos em Portugal, os ingredientes da sopa são figuras certas em qualquer despensa: coentro, ovo, cebola, sal, alho e pão. ;Quem quiser também pode incrementar a sopa com sardinhas portuguesas frescas, temperadas em sal grosso e grelhadas ; fica realmente muito bom;, afirma. Para quem não gosta de coentro, troque o ingrediente por um pimentão verde.

Mara Alcamim, na contramão, não acredita que o truque do azeite anti-ressaca funcione. ;Não entendo sobre muita coisa, mas de ressaca eu entendo. Para mim, a melhor receita é: chegou em casa, toma um copão de água gelada com açúcar. Quando acordar, a mesma coisa. Ajuda demais;, conta. Já a refeição do dia seguinte, que ela afirma ser nordestina, em suma, segue o mesmo raciocínio da sopa alentejana. Àgua, ovo, coentro e farinha de mandioca, no lugar do pão. Vai também um caldinho de galinha e cebola. É igualmente simples de fazer. ;Quando a gente tá naquela ressaca, faz tudo para se livrar do mal-estar. Tome esse caldo que vai funcionar. E pode colocar também uma pimenta, pra suar bastante e liberar o álcool;, brinca. De ressaca ou não, vale testar as receitas. Hoje, amanhã, num dia frio, para um convalescente, ou mesmo alguém com fome, e sem muita paciência para cozinhar. São gostosas para qualquer ocasião.

Quer despachar a ressaca pós-réveillon? Experimente as receitas de dois chefes badalados: Manuel Pires e Mara Alcamim

Quer despachar a ressaca pós-réveillon? Experimente as receitas de dois chefes badalados: Manuel Pires e Mara Alcamim

Antiquarius
Espaço Gourmet do Park Shopping
3047-5181

Universal Diner
ClS 210, bloco B, loja 30
3443-2089

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação