Revista

A novela das batatas

Elas foram desprezadas e até banidas, mas hoje são uma estrela na culinária mundial. Saiba mais sobre esse tubérculo e aprenda duas receitas deliciosas

postado em 25/03/2012 08:00

Elas foram desprezadas e até banidas, mas hoje são uma estrela na culinária mundial. Saiba mais sobre esse tubérculo e aprenda duas receitas deliciosasQuem vê uma simples batata empilhada entre outras no verdurão mal imagina a relação conflituosa que esse tubérculo tem com a humanidade. Para entender o enredo dessa história, que oscila entre a veneração e o pavor, é preciso voltar 7 mil anos no tempo, quando a civilização inca cultivava (e cultuava) a batata nas encostas das montanhas andinas.

Há cerca de 500 anos, os espanhóis invadiram a América do Sul, arrasaram a sociedade incas, que já estava em franco declínio, e levaram não só o ouro e outros metais preciosos, como algumas porções de batatas. Alguns afirmam que a motivação foi meramente baseada na curiosidade botânica, outros dizem que o navio de conquistadores estava sem alimentos e que as batatas eram uma forma de chegaram com a barriga forrada até o outro lado do oceano.

Passou para a história a seguinte versão: o cozinheiro da embarcação muito se impressionou com a alta durabilidade do tubérculo e começou a divulgá-la na Europa. Como a tripulação havia se negado a comer o alimento, quilos e quilos de batata se acumularam nos porões do navio, chegando quase que intactos em terra firme.

Da Espanha, a batata teria migrado para o Reino Unido. Mas o preconceito era forte e ela se tornou comida para porcos ou pessoas muito pobres. Por anos, o Ociente a encarou como algo profano: além de não ser citada na Bíblia, era ;coisa de índio;. Médicos do século 17 chegaram a afirmar que a batata era capaz de propagar a tuberculose e o raquitismo a quem a consumisse. Em 1768, a primeira edição da enciclopédia Britânica a chamou de ;alimento desmoralizador;. Até a Santa Inquisição deu um jeito de profanar a batata, associando-a às ;bruxas;.

Mas a facilidade do plantio acabou dobrando o Velho Mundo. Entre pestes, guerras e miséria, a batata foi a única solução para sanar a fome. No século 18, diversos países começaram a incentivar o consumo do produto em larga escala. Até Maria Antonieta entrou no marketing quando usou flores da planta da batata para incrementar um vestido de festa. Dizem que os reis fingiam que as plantações de batata eram exclusivamente para o consumo real só para despertar a curiosidade dos plebeus. O fato é que a batata ;pegou;, e passou a figurar em boa parte dos pratos mais tradicionais do continente europeu.

A batata soté francesa, as saladas de batata alemãs, o bacalhau com batatas regado no azeite de Portugal, batatas à espanhola e, finalmente, a batata r;sti, que é um dos principais pratos da Suíça. Hoje, a batata é o 4; alimento mais consumido no mundo.

Foi inspirada nessa saga que a coluna convidou a chef e proprietária da Eighties Batataria, Gilmara Maia, para ensinar duas receitas de batata r;sti recheada. A dica para o preparo é simples. ;Para a r;sti, a batata inglesa não é muito boa, então é preferível comprar a roxa. Dá para achar em qualquer supermercado. Ela tem menos água, então fica mais gostosa na hora de fritar;, conta. Outra dica é com relação ao pré-preparo. ;O ideal é fazer um cozimento prévio e guardar, ainda com cascas, na geladeira, para preparar só no dia seguinte. Assim, ela fica ainda mais sequinha.; Para os recheios, que Gilmara explica ser invenção de brasileiro, vale quase tudo. ;Aqui temos 24 opções de recheio, e também fazemos a versão r;sti da mandioca, que é uma delícia. Para rechear, dá para inventar, usar criatividade. Até recheios doces ficam bons, como queijo com goiabada, ou banana com açúcar e canela.; Para a Revista, Gilmara escolheu suas duas receitas favoritas, que fazem jus a toda essa novela que é a história da batata: excelentes!

Batata r;sti

Ingredientes:
1kg de batata roxa
Ralador
Óleo de canola

Como fazer:
Um dia antes, faça um pré-cozimento das batatas inteiras e com casca, até que fiquem macias.
Guarde as batatas em um recipiente seco na geladeira por 12h.
Depois das 12h, descasque e rale as batatas.
Forre uma frigideira pequena de teflon com uma camada de batata ralada coloque o recheio pronto no meio, e faça mais uma camada de batatas.
Leve a frigideira para o fogo médio jogando um fio de óleo bem fininho na parede da frigideira.
Depois de cerca de 10 minutos, a batata começar a dourar. Quando estiver no ponto desejado, escorra o óleo com cuidado e vire a batata, para dourar o outro lado.
Mais uma vez, coloque um fio de óleo ao redor da batata, até ela dourar.
Escorra o óleo e ponha a batata r;sti em uma papel toalha absorvente, para tirar o excesso de óleo.
Sirva imediatamente.

Elas foram desprezadas e até banidas, mas hoje são uma estrela na culinária mundial. Saiba mais sobre esse tubérculo e aprenda duas receitas deliciosas
Recheio:
Filé mignon, tomare seco, gorgonzola e provolone

Ingredientes:
200g de filé mignon em tirinhas
80g de tomate seco
100g de gorgonzola
60g de provolone
Alho, óleo e sal a gosto

Como fazer:
Tempere a carne com sal e alho.
Refogue a carne com um pouco de óleo até que fique ao ponto.
Corte o tomate, o provole e o gorgonzola em cubos.
Junte tudo sobre a primeira camada de batata ainda pré-cozida na frigideira.

Serviço:
Eighties Batataria
CLSW Quadra 1, bloco B, loja 106, Sudoeste
3443-2527, 3039-4373

Na edição impressa, aprenda a fazer a batata r;sti com recheio de camarão flambado com requeijão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação