Revista

Eternas musas

Livro mostra quem foram as mulheres que inspiraram versos e canções até hoje imortalizadas mundo afora

postado em 25/03/2012 08:00

Livro mostra quem foram as mulheres que inspiraram versos e canções até hoje imortalizadas mundo aforaRoberto Carlos até hoje deve escutar as canções que foram feitas para ele. Porém, no clássico de 1968, "As canções que você fez pra mim", sua parceria com Erasmo Carlos não definiu o sexo daquele que cantava a dor de ter ficado sozinho, acompanhado apenas das letras que celebraram o amor que chegou ao fim. Mas, quando se pensa no vasto repertório musical que coloca as mulheres em um pedestal, especula-SE que o alter-ego do sucesso do rei era uma musa entristecida.

Afinal, elas são responsáveis pelo surgimento de uma enorme quantidade de sucessos, seja por despertarem os melhores sentimentos possíveis em alguém ou, pela (des) graça do destino, serem aquelas que puseram fim à ilusão do amor eterno. Os autores Michael Heatley e Frank Hopkinson resolveram entender quem foram essas mulheres imortalizadas no livro Músicas e Musas: A verdadeira história por trás de 50 clássicos pop (Editora Gutenberg). Em menos de 150 páginas, os dois mostram quem foram as mulheres ajudaram gente como Bob Dylan, Tom Jobim, David Bowie, Elton John e Serge Gainsbourg a expressar mais ainda do talento.

"A música ficou eternizada no meu coração e, com isso, muitas vezes, ao escultá-la, volto ao passado histórico de alegria." Quem diz isso é Helô Pinheiro que, aos 15 anos, foi transformada em versos por Tom Jobim e Vinícius de Moraes enquanto passeava pela praia de Ipanema. Essa se tornou a canção brasileira mais tocada de todos os tempos e chegou a ganhar o Grammy de Música do Ano, em 1965. Mas, para Helô, ganhar uma composição não deve ser algo que suba à cabeça da mulher. "Não acho que mexa com ego de uma mulher. Considero isso como processo normal de inspiração." Para quem compõe, entretanto, a expectativa é outra. Já que, normalmente, há declarações envolvidas, sejam de amor, admiração ou ódio, é esperado que o alvo do esforço se reconheça nas estrofes.

As musas das músicas
Every Breath You Take ; The Police
Sting compôs a música para sua primeira mulher, Frances Tomelty. O cantor a usou como inspiração em diversas composições. Apesar de ser celebrada como um hino à devoção amorosa, o sucesso maior da banda é, nas palavras do autor, "uma canção fruto da experiência de ciúme e possessividade; uma canção sinistra, perversa, disfarçada num contexto romântico". Ele se divertia quando ela era escolhida como trilha de casamento.

Sweetest Thing ; U2
Quem diria que o certinho Bono Vox poderia esquecer o aniversário da esposa, Alison Stewart? Mas foi esse o motivo que o fez escrever Sweetest Thing. O casal, um dos poucos do mundo do rock que se mantêm juntos até hoje, está junto desde 1976. Mesmo tendo recebido de presente uma música tão bela, Alison não tinha do que reclamar. Afinal, foi por estar envolvido na gravação de um álbum da super banda que Bono esqueceu da esposa.

Lucy in the Sky with Diamonds ; The Beatles
Nada de substâncias alucinógenas, pelo menos não oficialmente. Segundo John Lennon, quem inspirou a famosa canção que fala de uma Lucy com olhos de caleidoscópio foi uma colega do seu filho Julian. Aos quatro anos, o garoto chegou em casa com um desenho da amiga de sala e disse ao pai "É a Lucy no céu com diamantes". Foi o suficiente para Lennon criar uma das letras mais famosas da banda mais famosa de todos os tempos.

Leia na edição impressa a íntegra da matéria e conheça outras musas inspiradoras

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação