Revista

Calorzinho bom

Os alimentos termogênicos são aqueles que provocam gasto calórico. Isso mesmo: você os come e perde peso

postado em 01/04/2012 08:00

Sabe aquele calor, aumento dos batimentos cardíacos e vermelhidão da pele que aparecem assim que uma pimenta bem ardida é mordida? E o ardor do gengibre? E a sensação de energia correndo pelas veias ao tomar uma xícara de café? Tudo isso é resultado do aumento do metabolismo causado por esses alimentos, chamados de termogênicos.

"As substâncias termogênicas contidas em determinados alimentos aumentam a taxa de metabolismo basal (a quantidade de energia ou caloria que o corpo usa em repouso para manter o funcionamento dos órgãos), ou seja, geram o gasto maior de energia", esclarece a nutricionista Pollyanna Ayub. O aumento é causado pela dificuldade que o organismo encontra para digeri-los - com o esforço, o corpo aumenta sua temperatura e a circulação sanguínea para conseguir quebrar a comida em nutrientes. Mas esses alimentos não precisam de tanta energia assim para serem digeridos e acaba sobrando para queimar as gordurinhas estocadas.

"Quanto mais o corpo gasta, menos ele tende a estocar. É bom para quem não quer engordar e para quem quer emagrecer", explica a nutricionista Elisa Cordenonsi. A termogênese dos alimentos pode ser obrigatória ou facultativa. A primeira demanda somente a energia necessária para a digestão. "A facultativa promove uma dissipação de energia sob a forma de calor, o que requer energia extra", esclarece a nutricionista Pollyanna Ayub. O ideal é consumir os termogênicos todos os dias, em pequenas porções.

É bom não perder de vista: mesmo acelerando o metabolismo, os alimentos termogênicos não são capazes de queimar pneuzinhos. "Podem auxiliar, é verdade, mas toda dieta tem que ter acompanhamento nutricional individualizado, associado a atividade física regula", esclarece Pollyanna. Para perder peso, o indicado é consumir o termogênico meia hora antes do exercício físico, já que a associação potencializa o gasto calórico. Tampouco adianta basear a dieta exclusivamente nesses alimentos: seria pouco saudável, já que o organismo precisa de outros nutrientes.

Tomando alguns cuidados, pode-se consumir os termogênicos até em cápsula. A ordem dos nutricionistas é evitar esses alimentos à noite e ficar de olho nas quantidades: em excesso, podem provocar insônia, dor de cabeça, tontura e problemas gastrointestinais. Pacientes com pressão alta, diabetes e hipertireoidismo também precisam prestar atenção. "Nos hipertensos, a pressão pode subir muito; em portadores de doenças crônicas, o metabolismo muda e pode descompensar a medicação. É bom procurar um médico antes de se aventurar por qualquer dieta", afirma Elisa.

Insira na dieta
Água gelada: oito copos de água gelada por dia queimam até 200 calorias! O corpo gasta energia tentando subir a temperatura do líquido de 5;C a 37;C.

Os alimentos termogênicos são aqueles que provocam gasto calórico. Isso mesmo: você os come e perde pesoCanela:tem a capacidade de aumentar o metabolismo basal %u2014 a quantidade de calorias que o corpo usa normalmente, em repouso. Pode ser usada em frutas, vitaminas e também em preparações quentes, pois seus componentes não são destruídos pelo calor. A porção ideal é de uma ou duas colheres de chá por dia. Também ajuda na vontade de comer doces.

Cafeína: como bom estimulante que é, mantém o corpo alerta e, para isso, aumenta o metabolismo.
Chá verde (Camellia sinensis): rico em catequinas (substância antioxidante) e cafeína, é estimulante e termogênico. Sugere-se o consumo de quatro a seis xícaras ao dia.

Os alimentos termogênicos são aqueles que provocam gasto calórico. Isso mesmo: você os come e perde pesoGengibre: o uso frequente aumenta de 10% a 20% o metabolismo. Consumido em sucos, chás e sopas, sua indicação fica em torno de 2 a 3 fatias de 2cm por dia.

Linhaça: acelera a queima calórica

Óleo de coco virgem: rico em ácido láurico, também auxilia no gasto energético. A dose recomendada é de três colheres de sopa ao dia. É considerado um bom substituto do óleo de soja.

Os alimentos termogênicos são aqueles que provocam gasto calórico. Isso mesmo: você os come e perde pesoPimenta-vermelha: o principal alimento termogênico. Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, comprovaram que a pimenta estimula o organismo em até 20%. O ideal é consumir três gramas por dia.

Os alimentos termogênicos são aqueles que provocam gasto calórico. Isso mesmo: você os come e perde pesoVinagre de maçã: a acidez diminui a velocidade da digestão e aumenta a sensação de saciedade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação