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O todo-poderoso da criatividade

O criador do São Paulo fashion Week, maior evento de moda do país, inicia um novo projeto para incrementar outras áreas artísticas. Para isso, vai rodar o país atrás de jovens criativos. Quem sabe você não é quem ele procura?

postado em 01/04/2012 08:00

O criador do São Paulo fashion Week, maior evento de moda do país, inicia um novo projeto para incrementar outras áreas artísticas. Para isso, vai rodar o país atrás de jovens criativos. Quem sabe você não é quem ele procura?Paulo Borges é o homem da moda no Brasil. Claro que há quem discorde do título. Mas a importância do empresário para o crescimento do setor no país é indiscutível. Foi ele quem criou o calendário fashion brasileiro há 18 anos, ao criar o que viria a ser o São Paulo Fashion Week ; na época, chamava-se Phytoervas Fashion. Estabeleceu datas, organizou a indústria e profissionalizou o ciclo criativo e produtivo do setor. Anos depois, garantiu o posto criativo também do Fashion Rio. Foi só assim que o Brasil conquistou o seu espaço entre os principais criadores e exportadores de moda do mundo, e hoje ocupa uma posição de prestígio no cenário internacional.

Depois de tanto sucesso no campo da moda, Paulo resolveu expandir os horizontes. O seu mais novo projeto é o Movimento Hotspot, cujo objetivo é dar espaço para jovens exporem suas criações e desenvolver a economia criativa do país. O projeto foi desenvolvido pelo IN-MOD, Instituto Nacional de Moda e Design ; criado pelo Paulo Borges e a sua empresa Luminosidade. A ideia é premiar, com R$10 mil, novos talentos em 10 categorias: design, moda, fotografia, arquitetura, beleza, ilustração, design gráfico, filme e vídeo, música, cenografia. Os participantes serão avaliados por 30 profissionais que integram o time de curadores. Estão entre eles, nomes como Paulo Martinez, Bob Wolfernson, Marcelo Rosenbaum, Mari Stockler, Ronaldo Fraga e Gilberto Dimenstein.

A categoria principal, entretanto, se chama ideia. O objetivo é dar até R$ 200 mil para o vencedor lançar no mercado uma empresa startup ; projetos desenvolvidos para áreas como branding, comunicação, empreendedorismo, engenharia de produção, tecnologia e qualquer um que envolva criatividade podem ser inscritos. ;Se alguém quiser, por exemplo, criar um app genial e precisa de um investimento, é nessa categoria que ele deve se inscrever;, explica Borges.

Mais que premiar, o Movimento Hotspot pretende achar jovens talentosos que possam ser absorvidos pelo mercado de trabalho. A ideia é mediar o contato entre novos talentos e grandes empresas, assim como incentivar o empreendedorismo. Para isso, o projeto vai ter um ciclo de um ano e meio. No primeiro ano, será realizado um concurso, que ocorrerá em cinco etapas. Quem quiser participar, primeiro, deve criar um perfil na rede social do projeto e expor até cinco trabalhos na área escolhida. ;Ali, é que começa a troca de ideias. Os inscritos verão o trabalho dos outros concorrentes, os curadores começarão a dar orientações e as empresas já poderão começar a procurar talentos;, conta Paulo.

Dessa interação, serão selecionados os primeiros talentos. Eles serão entrevistados pelos curadores e olheiros regionais em 17 capitais do Brasil. Os que se destacarem vão poder participar de festivais multiculturais regionais, que serão organizados em outras 10 cidades. Nessa etapa, curiosos poderão conhecer o trabalho dos inscritos. ;Isso é importante para que os moradores das cidades saibam o que os jovens criativos estão criando dentro da região em que eles moram.; A penúltima etapa será em São Paulo e no Rio de Janeiro. Lá, os finalistas terão que criar um novo projeto a partir de desafios propostos pelo curadores. Só em fevereiro de 2013 é que será nomeado os campeões de cada categoria. Nesse momento, os projetos serão apresentados para 2 mil convidados ; entre eles empresários, jornalistas e investidores.

Só os 11 projetos vencedores é que participarão da última etapa, de seis meses. O objetivo é orientar os ganhadores para que eles consigam entrar no mercado de trabalho e executar seus projetos. Além da premiação especial para a categoria ideia, o vencedor de moda também já tem um prêmio maior. Ganhará até R$ 150 mil ; gerenciados pelo projeto ; para criar uma coleção a ser desfilada no Fashion Rio ou no São Paulo Fashion Week, além de desenvolver uma coleção para a Riachuelo. ;Ainda estamos conversamos com patrocinadores e parceiros para oferecer premiações maiores também para as outras categorias. Daqui a uns meses, teremos mais nomes participando;, garante Borges, que na entrevista a seguir conta mais sobre o movimento.

Serviço
Inscrições abertas até 15 de maio. É só entrar no site www.movimentohotspot.com.br. Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode se inscrever, contanto que não tenha um destaque profissional na área inscrita ; pessoas que tenham premiações nacionais e internacionais na categoria não serão aceitas.

Leia na edição impressa a íntegra da entrevista de Paulo Borges


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