Revista

Bem enquadrados

Quadros são ótimos acessórios de decoração e vão bem em qualquer ambiente, da sala ao banheiro

postado em 13/05/2012 08:00
CASA
Quadros são ótimos acessórios de decoração e vão bem em qualquer ambiente, da sala ao banheiro


Bem enquadrados


Das galerias para a sala, o quarto, a cozinha e o lavabo. Os quadros podem decorar diversos ambientes e retratar desde grandes obras de arte a desenhos infantis. De acordo com o arquiteto Hélio Albuquerque não existem regras para usá-los na ornamentação, tudo é permitido. ;Tudo depende do perfil e do gosto do cliente. As escolhas são livres, é preciso, apenas, prezar pelo bom senso.; Para o arquiteto André Martins, em um primeiro momento, é preciso verificar o acervo para só depois pensar em como usar os quadros na decoração. ;O legal é priorizar os que têm um valor sentimental, que resgatam um pouco da história da pessoa, para depois partir para os de valor puramente estético.; Em seguida, explica, é possível aumentar a proporção das obras com paspaturs e molduras, caso sejam pequenas.
As maneiras para exibir um quadro são variadas. Obras de arte de importantes artistas devem, de preferência, estar em paredes separadas para valorizar e destacar o objeto. Pôsteres, gravuras e desenhos podem ser colocados despretensiosamente encostados no chão ou em prateleiras, em um lugar com decoração mais despojada. A opção, lembra Hélio Albuquerque, funciona também para ambientes e obras mais clássicas. ;Basta se encaixar no contexto. Nesses casos, é preciso saber como ousar.;
É possível, em uma única parede, misturar diferentes tipos de quadros, como desenhos, fotos e pinturas. O toque de charme fica por conta da composição e da harmonia entre as molduras. ;Para montar uma composição assim, é preciso saber brincar. A pessoa pode montar no chão antes, de várias maneiras, até que encontre uma bacana;, sugere Hélio. O díptico (composição com duas obras idênticas ou muito parecidas) e a sequência da figura nos quadros também podem ser usados como recurso decorativo em diversos ambientes.
André Martins ressalta a possibilidade de ter em casa quadros bonitos e de baixo custo. ;Uma pequena gravura comprada em uma feira de artesanato, por exemplo, pode ganhar uma proporção maior e mais elegante quando recebe uma moldura bonita.; O profissional destaca as fotografias como uma boa opção para economizar. ;Mesmo com uma moldura bem simples, as fotos ficam muito e ornam muito bem o ambiente;, indica Martins.
Os especialistas indicam locais de circulação ou mais restritos para expor fotos. As fotos contam a história da família, é algo muito íntimo e não precisa ser imposto aos convidados. Evita-se, inclusive, constrangimentos. É preciso ter cuidado também com a composição com espelhos. ;Ninguém é obrigado a ficar se olhando o tempo todo. Algumas pessoas não gostam;, justifica Hélio.
Ambientes como o banheiro, o lavabo e a cozinha também podem receber quadros. O ideal é optar por materiais com maior resistência à umidade. ;O banheiro ganha um ar mais sofisticado e menos frio com quadros;, pondera André. Os quadros podem ser colocados também em superfícies revestidas por papel de parede. ;Desde que a estampa do papel não entre em competição com a figura, funciona muito bem. Às vezes, ajuda a destacar o quadro;, acrescenta.
Nos quartos infantis, o importante é ter a possibilidade de substituir as fotos e os quadros ao longo do tempo, para acompanhar o crescimento dos pequenos. Em todos os casos, os profissionais alertam para a harmonia entre os quadros e o restante dos elementos que compõem a decoração. ;É tudo sentimento e bom senso;, finaliza Hélio.



Foto 1
Os desenhos de diferentes proporções ganharam molduras iguais e deram um ar mais elegante ao banheiro. Projeto do arquiteto André Martins.

Foto 2:
As gravuras de rosas emolduradas formam um díptico. Projeto do Arquiteto André Martins.

Foto 3:
Nesse apartamento, a opção criativa foi colocar o quadro abaixo da bancada que divide sala da cozinha. Projeto dos arquitetos Hélio Albuquerque e Sônia Peres.

Foto 4:
Na sala de televisão, uma versão de Monalisa e uma pequena composição de quadros coloridos decoram o espaço. Projeto dos arquitetos Hélio Albuquerque e Sônia Peres.

Foto 5:
Na sala de jantar, o quadro no aparador dá um toque de cor ao ambiente. Projeto dos arquitetos Hélio Albuquerque e Sônia Peres.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação