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Um apanhado da semana de moda carioca

Na semana passada, a indústria de moda esteve com os olhos voltados para o Rio de Janeiro. A cidade recebeu imprensa e convidados para a 21ª edição do Fashion Rio, a segunda maior semana de moda do país

postado em 27/05/2012 08:00

Na semana passada, a indústria de moda esteve com os olhos voltados para o Rio de Janeiro. A cidade recebeu imprensa e convidados para a 21ª edição do Fashion Rio, a segunda maior semana de moda do país

Vinte e nove marcas apresentaram suas coleções do verão 2013 na passarela carioca, de onde saem as primeiras tendências do que deve aparecer pelas araras e vitrines em alguns meses. Tradicionalmente realizado no Píer Mauá, o evento cedeu o espaço dessa vez à conferência de desenvolvimento sustentável da ONU, o Rio%2b20, e montou sua estrutura no Jockey Club, na Gávea.

Primeiro dia
O line up ; programação de desfiles ; foi mais denso e nesta edição ganhou reforço extra. A Cia. Marítima e a Poko Pano, que antes integravam a programação paulistana, na São Paulo Fashion Week, passam a fazer parte da plataforma do Fashion Rio e juntam-se a outras marcas referência em moda praia, como a Blue Man, a Lenny, a Tryia e a Salinas. A Reserva, que também desfilava em São Paulo, volta a se apresentar no Rio, dessa vez lançando sua linha feminina de roupas, a Eva. A temporada ainda é de estreia para a Sacada, nome forte na capital carioca, e para sua marca jovem, a Oh, Boy. Por outro lado, Walter Rodrigues, Acquastudio e Giulia Borges pularam a temporada ficaram fora do evento desta vez.

As mudanças fazem parte do ajuste dos line-ups de Rio e São Paulo, que vem sendo feito desde que Paulo Borges, que já comandava o São Paulo Fashion Week, assumiu também a direção criativa do evento carioca. Segundo ele, a ideia é reforçar no Rio a participação de marcas que tenham o DNA e imprimam em suas coleções o lifestyle carioca. O tema desta temporada é botânica. Em sintonia com a proximidade do Rio %2b20, a organização da semana de moda carioca diz que a intenção é reforçar o amor pela natureza e o papel das plantas na humanização do mundo inspirada pela alma ambientalista da cidade sede.


A grife de moda praia Blue Man inaugurou a passarela do evento com tops na plateia e no casting ; Ana Cláudia Michels abriu o desfile e Mariana Weickert assistiu a apresentação da fila A. A marca trouxe para os biquínis e maiôs recortes e decotes profundos e cores e estampas inspirados nos multicoloridos anos 1980. Os desenhos traziam borboletas, bananas e corais do fundo do mar. Branco, pink e amarelo neon se destacaram na cartela de cores. Nas modelagens, além dos tradicionais cortininhas, os maiôs bem cavados, estilo asa delta, também tiveram espaço.

Além da Blue Man, desfilaram no primeiro dia as estreantes Oh, Boy! e Sacada, New Order, Patachou e Alessa. A atriz Isabelle Drummond e o músico Marcelo D2 prestigiaram o evento. Hoje, o destaque é para as marcas de moda praia Salinas e Cia. Marítima e para a sempre disputada TNG, que traz no casting a atriz global Isis Valverde, a Suélen de Avenida Brasil.

Segundo dia
No segundo dia de Fashion Rio já deu para sentir algumas tendências que devem mesmo pegar no verão. As estampas psicodélicas multicoloridas têm se repetido na passarela. Os bustiês com inspiração boudoir também apareceram em vários desfiles, combinados a saias e calças de cintura bem alta. Na beleza, destaque para o coque propositalmente bagunçado e a boca super pink da Melk-Z-Da.

Filhas de Gaia
A marca trouxe saias e vestidos de shape estruturado e de corte assimétrico. A geometria também ganhou destaque. A saia peplum e a calça estampadatambém, já tendências confirmadas, também apareceram. Nas blusas, aposta no comprimento cropped.

Totem
O forte da marca são as estampas. Para o verão, trouxe propostas bastante coloridas e geométricas. As formas eram fluidas e o shape, soltinho. Muita transparência e assimetria nas saias. A calça estampada e folgadinha é uma aposta do próximo verão.

Melk-Z-Da
A coleção teve muita transparência e bordados em pedras e contas. Os tecidos metálicos também apareceram bastante, em tops e em detalhes das saias e vestidos. A marca também apostou nos comprimentos assimétricos.

Salinas
A marca manteve a sua moda praia delicada e feminina e apostou em laços e bordados. As peças vieram com sobreposição de estampas, fazendo referência à pluralidade cultural brasileira, que serviu de inspiração para a marca. O vichy em preto e vermelho deu o toque retrô à coleção. A marca apresentou ainda a Salinas Bossa, sua linha de pret-a-porter.

Cia. Marítima
Sensualidade já é marca registrada da Cia. Marítima e veio com força na coleção de verão. Na passarela, muito cortininha, estampa de onça e brilho. Até a atitude das modelos na passarela transbordavam o lado sexy da coleção. As saídas eram glamorosas, em seda e esvoaçantes. Na passarela, Izabel Goulart, Aline Weber e Ana Cláudia Michels integraram o time de tops da marca.

TNG
A marca trouxe jeans para todos os gostos. Dos mais lavados ao black. As estampas tom sobre tom eram inspiradas nos efeitos das chapas de radiografia. O top com calça ou short de cintura alta foi uma aposta da marca. A novidade ficou por conta da alfaiataria masculina, com propostas de look trabalho com pegada moderna, como os ternos laranja, as calças mais curtas e as gravatas borboletas coloridas.



Terceiro dia
No terceiro dia de Fashion Rio, segundo maior evento de moda no país, deu para ver que a barriga de fora deve mesmo ser um hit de verão. A proposta, no entanto, é não mostrar o umbigo e combinar as camisas curtas e bustiês a saias e calças de cintura alta. Outra tendência se confirmou: os sapatos de verniz, que têm aparecido em muitas passarelas. Ontem ainda foi dia de brasiliense na passarela, com os desfiles dos estilistas Akihito Hira, de moda masculina, e Sann Marcuccy no Prêmio Rio Moda Hype, lançador de novos talentos do evento carioca. Akihito trouxe ao Rio uma alfaiataria inspirada em esportes aquáticos, com velcro, capuz e tecidos tecnológicos. Já Sann, fez uma coleção tropical com tom dark, em que maquiagem e tecidos pesados e pretos misturavam-se ao off white e estampas de folhagem.

Ágatha

A Ágatha se inspirou no clipe Gobbledigok, de Sigur Rós, para criar seu verão 2013. No clipe, jovens aparecem correndo nus em uma floresta. A estética foi traduzida na certla de cores, que trouxe verdes dos mais claros ao musgo e nas muitas texturas sobrepostas. Couro, tricô, seda e brim dividiram harmoniosamente a passarela. Destaque para o jeans com efeito plastificado e para os volumes nas maxi golas de coletes e vestidos.

Nica Kessler

A marca faz da sua coleção de verão uma mesa de festa. As estampas vêm com frutas, xadrez vichy -- o mesmo das típicas toalhas de mesa -- e poás. Chapéus e bolsas de corda fechavam o clima de picnic. Calças cropped de cintura alta, vestidos fluidos e bustiês predominaram e deram o tom super feminino da coleção. O shape dos vestidos trouxeram um clima de anos 1950 à passarela. Na cartela de cores, muito cáqui, cru e azul-marinho.

R. Groove

A marca de moda masculina fez uma apresentação super aplaudica na sala da tribuna no Jockey Club. Os modelos entraram com uma alfaiataria jovem e despojada, com calças curtas, bermudas e blazeres sem manga. Jaquetas tipo varsity (usadas nas universidades americanas) e parkas deram uma pegada mais moderna à roupa de menina O linho foi o tecido da coleção. Nas cores, azul-marinho, cáqui, verde e o laranja acendendo alguns looks.

Maria Bonita Extra

A marca fez o desfile mais disputado do dia. Mantendo o DNA feminino, colocou na passarela um verão de cores fortes, como o laranja, o lima, o verde e o roxo. As formas eram estruturadas, com volumes quase arquitetônicos nas saias e mangas das blusas. Os comprimentos eram micro. O bustiê, que já se confirmou como tendência para o verão, apareceu como tem sido proposto em quase todos os desfiles: com calça cropped de cintura alta. Os sapatos de verniz, outra tendência que tem se repetido na passarela, compuseram os looks.

Coven
A Itália inspirou o verão da marca, mas não de forma clichê. Veio de forma sofisticada, nos bordados e estampas. O verão da Coven tem um que de navy, com temas de cordas e correntes e nas cores, como azul e vermelho. Algumas peças tinham pérolas bordadas junto a tricôs e por cima de estampas. A marca apostou no volume criado por babados aplicados às laterais de calças e saias, na altura dos quadris.

Coca Cola Clothing
A coleção da marca tem un forte mood anos 1980. O jeans é lavado em tons claros e o shape é largo. Jaquetas e coletes predominaram na passarela da marca, tanto para elas quanto para eles. As calças e saias vieram com cintura super alta. O jeans só saiu de cena algumas poucas vezes, dando lugar à seda em camisas e saias lisas ou em estampas coloridos que lembravam manchas de tinta. O zíper apareceu bastante também, como enfeite ou em múltiplos bolsos. Nos pés, plataformas altas de madeira e placas de metal.

A repórter viajou a convite da organização do evento.

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