Revista

Para espantar o frio

Uma manta aqui, um tapete mais grosso acolá e o seu lar está preparado para encarar o inverno. Se preferir uma mudança mais radical, vale até mudar a cor de uma parede

postado em 10/06/2012 08:00






Foto1
Ambiente de Gislaine Garonce

Por Maria Júlia Lledó
A temperatura caiu e chegou o momento de tirar do alto dos armários aquelas caixas com artigos e produtos para aquecer a casa. Se alguma roupa de cama não esteve armazenada em embalagens plásticas a vácuo, vale deixá-las no varal para tomar e sol, respirar e tirar o cheiro de guardado. Velas, bules de chá, tapetes e almofadões voltam à cena nesta época do ano. Até mesmo uma boa demão de cores quentes ou texturizadas ; se você gosta de mudar a cara da casa a cada estação ; são uma ótima opção para deixar os cômodos prontos para o vento gelado que bate à porta. Nesta estação, o lar tem de estar mais aconchegante do que nunca. Por isso, confira algumas dicas de especialistas para espantar o frio da sua casa.

Fotos 2 e 3
Quarto do casal
;Tapete felpudo é uma boa pedida para quem quer preparar o quarto para o inverno. A roupa de cama, seja em cores frias ou quentes, também precisa ser mais grossa. O edredon, de qualidade. Também vale jogar uma manta sobre a cama e decorá-la com muitas almofadas;, aconselha a arquiteta Gislaine Garonce
Produtos nos ambientes: roupa de cama, travesseiros, mantas e edredons da Primavera Enxovais

Fotos 4 e 5
Suporte para vela e manta que vira almofada da loja Etna

Foto 6
Sala de estar
;Pequenas mudanças fazem toda diferença. Se o tapete era de sisal, vale trocá-lo por um mais grosso, que dê conforto e aqueça a sala. Inclua almofadas com um tecido mais quente e uma manta para se cobrir caso queira assistir tevê na sala ou simplesmente ler um livro na poltrona;, aponta a arquiteta.
Produtos no ambiente: mantas da Primavera Enxovais e almofadões em cheline no tricô da Artline

Fotos 7 e 8
Chaleira e conjunto de fondue da loja Etna

Tons e texturas para o inverno
As cores são capazes de despertar diferentes sensações nas pessoas. Baseada nessa constatação, Érica Taguti, especialista em cores da marca de tintas Suvinil, aposta em determinados tons para a casa no inverno. ;Tons quentes são capazes de estimular a sensação de conforto e deixam os espaços mais acolhedores.; Ela também explica que cores fortes devem ser usadas com moderação, uma vez que, em excesso, podem criar um ambiente um tanto cansativo para o olhar e, por isso, pouco convidativo. ;O ideal é harmonizar as cores na hora de combinar as paredes com o restante da decoração. Móveis em madeira ou tons de cinza e marrom ajudam a neutralizar cores fortes e a tornar os ambientes mais leves;, arremata.

Foto 9
Tons de bege, verde e marrons são ideais para deixar os espaços mais aconchegantes e podem ser usados em detalhes para dar equilíbrio na luminosidade.

Foto 10
Efeitos decorativos com toque suave e acabamento fosco aveludado, como o camurça na parede desse ambiente, contribuem para deixar o ambiente sofisticado e acolhedor.

Para cada ambiente uma cor
Sala de estar
Tons de amarelo amanteigado criam uma atmosfera acolhedora . Bem como uma cor quente, como laranja avermelhado ou verde, em uma das paredes.
Cozinha
A inspiração de 2012 é a cor mexerica, ou seja, o alaranjado: cheia de energia e estimulante para o apetite.
Quarto do casal
A cor rosa-antigo é romântica e aconchegante, além de muito discreta e fácil de combinar com tons de bege e verdes acinzentados.
Quarto de solteiro(a)
O offwhite favorece o uso de tons violetas em uma das paredes ou em detalhes. Cortinas, tapetes e outros tecidos em tons bege também tornam o ambiente mais acolhedor e o neutralizam. Para um resultado que agrada os homens, substitua o lilás por tons de verde ou de azul.
Fonte: Suvinil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação