Revista

Oi, oi, oi!

As aulas de zumba ganharam novo fôlego ao incorporar o hit da vez no repertório de coreografias. No mais, é requebrar sem pudor para queimar calorias

postado em 01/07/2012 08:00
Ritmo angolano que embala a abertura da novela Avenida Brasil, o kuduro está com tudo também nas academias. A batida se integrou às já animadas aulas de zumba ; coreografadas, geralmente, com salsa, merengue, cumbie, mambo e raggaeton. É que, na zumba, vale tudo. ;Nas minhas aulas, costumo colocar algumas músicas sertanejas que estejam na moda, alguns sambas e pagodes para manter os alunos interessados;, explica o professor Bruno Mendes. Os passinhos e requebradas animam alunos ansiosos para mexer o corpo e perder calorias.
Kelly Albuquerque aposentou a esteira para fazer a parte aeróbica do treino
A zumba foi criada na década de 1990 por Beto Perez, um professor colombiano residente nos Estados Unidos que, um dia, teve que improvisar uma aula com as músicas que tinha dentro da bolsa, uma coletânea com hits de sua terra natal. Daí em diante, a modalidade se popularizou, ganhando o mundo. ;Com o sucesso da novela, as salas encheram. As pessoas preferem fazer a parte aeróbica da academia na aula de zumba do que na esteira, é muito mais divertido;, explica a professora Rafaelly Araújo. O professor Bruno conta que, muitas vezes, quem está na academia fazendo o treino convencional ouve o ;oi, oi, oi; e resolve se juntar.

A aula é bastante animada e os passos, simples. ;Imitamos exercícios clássicos da academia dançando, e quase não há intervalo. As músicas são seguidas e não paramos para explicar os movimentos ; os alunos vão acompanhando;, conta Rafaelly. Segundo a professora, uma aula de 45 minutos gasta cerca de 700 calorias ; o corpo se movimenta o tempo todo e as áreas mais exigidas são as pernas e o abdome, apesar de os braços também fazerem parte dos exercícios. É raro que alguém se machuque por causa da zumba, uma vez que o impacto nas articulações é baixo. Quem tem lesões, é claro, precisa tomar cuidado. ;Na aula, os professores explicam aos alunos os benefícios de cada exercício e devem dar atenção extra a quem precisa, indicando o melhor jeito de executar cada passo sem se machucar;, ressalta Bruno.

Kelly Albuquerque, 32 anos, sempre foi apaixonada pela dança ; desde os cinco anos testa as mais diversas modalidades. Em agosto do ano passado, ao entrar na academia, a ideia da empresária era procurar alguma dança para complementar a musculação. ;A zumba é uma alternativa ótima para a parte aeróbica, a gente não fica presa na esteira e se diverte dançando. É bem legal porque todo mundo se conhece, as musicas são animadas, é uma alegria, passo a semana esperando pelas aulas;, afirma. E as turmas estão crescendo. Kelly conta que a novela, o quadro Dança dos Famosos, no Faustão, e o alto gasto calórico atraem muitos alunos para a zumba. A malhação quase vira uma balada.

Agradecimentos: Bodytech e Companhia Athlética

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação