Revista

Make de inverno

Saiba como levar para o dia a dia a maquiagem usada nas passarelas de moda.

postado em 08/07/2012 08:00

Com os dias frios mais próximos, é hora de atualizar a nécessaire de maquiagem. O visual da estação proposto pelas passarelas é carregado e faz referências góticas. A boca é escura, os olhos vêm bastante marcados com sombra ou com delineadores exagerados e a pele é pálida. As tendências estão inseridas no contexto punk rock, que trouxe para as ruas o couro, os rebites, as tachas, as cruzes, os coturnos e os cabelos tingidos. O visual é exagerado, mas há maneiras de adaptá-lo das passarelas para a vida real e andar pelas ruas sem parecer ter saído de uma episódio dos seriados True Blood e Walking Dead.

O maquiador Duda Braga, por exemplo, aposta no vermelho opaco como um bom substituto ao vinho do inverno para quem não tem coragem de levar o tom das semanas de moda às ruas. Nos olhos, em vez do preto marcante, uma sombra iluminadora e muitas camadas de rímel deixam a maquiagem mais suave e equilibrada. A Revista convidou o maquiador para reproduzir a beleza que foi aposta de várias marcas nas passarelas e dar sugestões de como aderir à tendência do bocão sem errar na dose.

NA PASSARELA
Saiba como levar para o dia a dia a maquiagem usada nas passarelas de moda.O cabelo
O penteado da estação tinha muito gel, fios bem puxados em um rabo alto e depois presos em um coque de no topo da cabeça. O acabamento era impecável, sem nenhum fio fora do lugar.

A sobrancelha
As sobrancelhas apagadas ou depiladas, que dominaram as passarelas algumas estações atrás, perderam definitivamente seu lugar para os fios bem definidos e penteados.

Os olhos
Os estilistas e maquiadores apostaram em olhos bastante marcados. Teve delineador retrô puxado, ao estilo Amy Winehouse, e versões esfumadas e escuras, com sombra em cima e embaixo.

A pele
Sem o calor para derreter a maquiagem, a pele do inverno costuma ser um pouco mais pesada. Nesta estação, ela apareceu opaca e pálida, sem reforço de blush ou iluminador.

A boca
O vermelho opaco estilo pin up evoluiu para uma versão bem menos discreta. Os lábios escuros, em tons de vinho e uva e de efeito mate, são a grande aposta de maquiagem para a estação.

Quem apostou: Cabelos puxados, olhos marcados e bocas superescuras e opacas foram vistas nos desfiles de Filhas de Gaia, Patachou, Herchcovitch, Neon, Reinaldo Lourenço e R.Rosner.

NA VIDA REAL
Saiba como levar para o dia a dia a maquiagem usada nas passarelas de moda.Pequenas mudanças fazem o look pesado das passarelas uma opção usável e chique

O cabelo
A versão do coque das passarelas para sair por aí é mais baixa e displicente. ;Os fios são mais secos e a altura do coque é a mesma do coque da bailarina;, ensina o maquiador Duda Braga. Para dar volume ao penteado, vale desfiar os fios com um pente antes de prender.

Os olhos
Com a boca marcada, o melhor é pular os olhos escuros e combinar os lábios pintados com cores mais delicadas. O maquiador Duda Braga usou apenas uma sombra iluminadora cor-de-rosa em toda a pálpebra e arrematou com muitas camadas de máscara para definir o olhar. Como a sombra é clara e de acabamento cintilante, pode ser passada com os próprios dedos, sem ajuda do pincel.

A pele
Em vez da pele pálida das passarelas, o ideal é usar um blush bem natural, como o pêssego, ou um leve bronzeador. O acabamento opaco pode ser conseguido com uma base mate ou um pó compacto.

A boca
O batom vinho pode ser suavizado misturando a cor escura a um vermelho mais aberto. No look da foto, o maquiador Duda Braga usou o tom mais claro apenas no centro dos lábios, para iluminar e dar volume. O ideal é que o batom tenha acabamento opaco. Preencher os lábios com um lápis vermelho antes de aplicar o batom ajuda na fixação. Para não errar no desenho, conte com a ajuda de um pincel de boca.

COPIE O LOOK
Algumas sugestões para conseguir o look de inverno com boca vinho e olhos iluminados

Saiba como levar para o dia a dia a maquiagem usada nas passarelas de moda.

Saiba como levar para o dia a dia a maquiagem usada nas passarelas de moda.

Saiba como levar para o dia a dia a maquiagem usada nas passarelas de moda.

Produção: Bianca Assunção // Modelo: Ellen Muniz, da Agência Win Model // Cabelo e maquiagem: Duda Braga, da Equipe Sati

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação