Revista

Museu vivo

postado em 05/08/2012 08:00

Em frente à Candangolândia, está o espaço mais preservado do que foi Brasília durante sua construção. É o antigo HJKO (Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira), o primeiro hospital e alojamento para médicos da cidade. Hoje transformado no Museu Vivo da Memória Candanga, preservou a vila de casinhas coloridas e galpões de madeira.

Muita história habita o lugar. O laboratório fotográfico de Mário Fontenelle, aquele que fez a foto histórica dos dois eixos riscados no cerrado, está remontado ao lado do consultório do Dr. Edson Porto, primeiro diretor do hospital. Objetos, plantas, maquetes, fotos e móveis contam como era a vida na construção da capital. No local, ainda funciona biblioteca, oficinas de artesanato e um clube de automóveis antigos. A tranquilidade do local e o sombreado das árvores faz lembrar das lendas como a do ;plantão do cachorro; ; na calma da época, as equipes médicas dormiam e deixavam um cachorro para avisar se chegasse algum paciente durante a noite.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação