Revista

Perfumes para decorar

O uso de aromatizadores transforma o lar em uma experiência olfativa e afetiva. Cada ambiente merece uma fragrância específica

postado em 19/08/2012 08:00

O uso de aromatizadores transforma o lar em uma experiência olfativa e afetiva.  Cada ambiente merece uma fragrância específicaApesar de a maresia flertar com os hóspedes do Copacabana Palace, um aroma bem diferente se sobressai. Diariamente, funcionários do luxuoso hotel carioca borrifam um perfume criado especificamente para corredores, salões e quartos. O aroma ; uma mistura de óleo essencial de limão-gress, palma-rosa e capim-limão ; definiu a identidade olfativa do hotel e atrai hóspedes, que podem comprar um frasco com o ;cheirinho do Copacabana Palace; por R$ 45. Desenvolvido pela Avatim, a fragrância é uma das muitas criadas pela marca para conferir um cenário único a ser registrado na memória. Uma composição que, segundo a sócia-gerente da Avatim, Mônica Burgos, ;pode ser considerada uma arte;.

O uso de fragrâncias já não se restringe a hotéis e espaços culturais ; como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, também aromatizado pela Avatim ; e se espalha por espaços particulares. Hoje é comum as pessoas incluírem aromatizadores na lista de compras do mês. Não à toa, as prateleiras de lojas especializadas em utilidades do lar estão repletas de marcas estrangeiras de difusores, essências e afins. Na opinião de Mônica Mendes, proprietária da loja Drops of Joy em Brasília, esse frisson reflete um investimento em bem-estar. A empresária nota que as pessoas buscam mais do que uma casa decorada, arrumada e limpa, querem um aroma agradável pelos corredores. ;A casa é o nosso local sagrado. Por isso, deve estar perfumada e inspirar sensações;, acredita.

Consolidada internacionalmente, a grife francesa Lampe Berger Paris também apostou nesse conceito. Presente no mercado brasileiro há menos de um ano, a empresa tem bastante experiência no mercado. Criada em 1898 pelo farmacêutico Maurice Berger, a marca criou aromatizadores que cativaram personalidades como o pintor espanhol Pablo Picasso. Seus frascos em forma de lamparina foram assinados por Baccarat e por outros designers famosos.
Por aqui, a Lampe Berger já se tornou um objeto de desejo e artigo de luxo para perfumar a casa. ;A Lampe Berger difere dos demais aromatizadores pois o procedimento em que são criados permite a neutralização e purificação dos ambientes;, explica o diretor da empresa no Brasil, Philippe Carasso.

Para quem quer aderir à tendência, os especialistas pedem cuidado. Cada ambiente deve ter um cheiro diferente, apropriado para o espaço e para quem vai conviver diariamente com aquele aroma. No mercado, são muitas as opções. Ficou na dúvida de qual o melhor para o banheiro, para o quarto ou para a sala? Confira algumas dicas que selecionamos para manter sua casa com aquele cheirinho bom.

UM AROMA PARA CADA LUGAR

Quarto do casal
Mônica Mendes (Drops of Joy): Ambiente acolhedor e confortável pede aromas suaves, como lavanda e muguet.
Mônica Burgos (Avatim): Sensuais e unissex, como ylang ylang e muru-muru.
Philippe Carasso (Lampe Berger): Lavanda ou flor de laranjeira, como Chants de Lavande ou Fleur d;Oranger

Quarto da criança
- Mônica Mendes (Drops of Joy): Ambientes alegres, mas que lembrem o aconchego dos braços da mãe, por isso, o aroma deve ser suave e sereno, como o eucalipto e o gerânio.
- Mônica Burgos (Avatim): Lavanda ou a linha curumim para esse tipo de ambiente.
- Philippe Carasso (Lampe Berger):Um perfume doce, tipo vanilla ou laranja e canela, uma das novidades da Lampe Berger para este fim de ano.

Banheiro
- Mônica Mendes (Drops of Joy): Ambientes que pedem aromas mais intensos e desodorizantes, como coco verde, aloe vera e algas marinhas.
- Mônica Burgos (Avatim): Fragrâncias cítricas com sensação de frescor, como alecrim, capim-limão e verbena.
- Philippe Carasso (Lampe Berger): Perfume fresco e verde, à base de flor de lotus e bambu.

Sala
- Mônica Mendes (Drops of Joy): Ambiente coletivo pede aromas alegres, vibrantes e acolhedores. Os amadeirados são excelente opção.
- Mônica Burgos (Avatim): Fragrância que propicie bem-estar, como marruá, provence e cascas e folhas.
- Philippe Carasso (Lampe Berger): Fragrâncias relaxantes, como flor branca à base de jasmim ou lírio. Se for um escritório, os madeirados.

Varanda
- Mônica Mendes (Drops of Joy): Ambiente muito arejado pede aromas mais cítricos e herbais que produzam uma atmosfera cheia de frescor e energia, como chá verde, verbena e mandarim.
- Mônica Burgos (Avatim): Não recomendado para ambientes abertos, com muita ventilação.
- Philippe Carasso (Lampe Berger): Especialmente no verão, pode ser Vent d;océan ; noite de verão, que ainda é repelente.

Hall de entrada
- Mônica Mendes (Drops of Joy): O perfume amadeirado e o aroma de figo expandem intensidade, harmonia e sofisticação. O hall é um ambiente que pede esse tipo de aroma.
- Mônica Burgos (Avatim): Fragrância cascas e folhas é um cheiro universal, que agrada a todos.
- Philippe Carasso (Lampe Berger): Perfumes frutais à base de limão ou figo.


ESCOLHA O SEU

O uso de aromatizadores transforma o lar em uma experiência olfativa e afetiva.  Cada ambiente merece uma fragrância específica

1. Essência de mandarim, Drops of Joy. ( preço sob consulta)

2. Essência de lavanda, Mahogany. ( preço sob consulta)

3. Essência de bambu, Avatim. (preço sob consulta)

O uso de aromatizadores transforma o lar em uma experiência olfativa e afetiva.  Cada ambiente merece uma fragrância específica

1. Essência de lavanda da Phebo. (preço sob consulta)


2. Essência de figo, Tânia Bulhões. (preço sob consulta)



Na composição de um aromatizador tem;
- Fixador: retarda o processo de evaporação do aroma e, como resultado, proporciona ao perfume maior durabilidade, tenacidade e capacidade de absorção em materiais porosos: tintas, tecidos, papéis, tapetes etc;

- Tensoativos: servem para homogeneizar as moléculas de óleo, álcool e água, proporcionando transparência e mais qualidade ao produto;

- Bactericida: atua contra o surgimento de fungos e bactérias, responsáveis pelo mau cheiro;

- Água: passa por um longo processo de filtragem e purificação para eliminar as moléculas iônicas e mineralizadas;

- Corante;

- Essências e

- Álcool.

(Fonte: Avatim)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação