Revista

Ares do Rio

O chef Frederico Bastos aposta na bossa dos brasilienses ao introduzir na cidade um cardápio amado pelos cariocas

postado em 02/09/2012 08:00

O chef Frederico Bastos aposta na bossa dos brasilienses ao introduzir na cidade um cardápio amado pelos cariocasSe dono do mundo um dia eu for, um pedaço do Rio de Janeiro em cada cidade mandarei pôr. Tudo bem, relevem a rima pobre, mas aceitem que é algo fácil de concordar: quem não gostaria de ter um pouco da Cidade Maravilhosa sempre por perto? Essa foi uma vontade por muito tempo matutada por Frederico Bastos. Economista por formação, o filho de cariocas passou a infância entre pratos que misturavam a malemolência da capital fluminense e os temperos alemães, herança dos avós. "Ficava com minha mãe na cozinha e ia aprendendo tudo. Vi que levava jeito e me imaginava trabalhando com gastronomia", lembra.

A vida o levou por outros caminhos e ele se envolveu, durante muito tempo, com comércio. Depois do fim do casamento de 18 anos, decidiu mudar também o ramo de trabalho, misturando duas coisas das quais gostava desde pequeno: a cozinha e o Rio de Janeiro. Trouxe para Brasília o restaurante Doce Delícia, que existe há mais de 25 anos no bairro de Ipanema. "Eu passava por lá cada vez que ia à cidade. Antes, era só uma confeitaria, que começou a vender pratos salgados. Esses, hoje, são o carro-chefe", explica. No cardápio, pratos que, segundo Frederico, refletem a sociedade carioca: leves, saudáveis e sem tanta pretensão gourmet. "O Rio tem um ambiente sempre descontraído, sem preconceitos, e é esse clima que quis trazer para cá."

Aprenda a fazer dois pratos criados por Frederico Bastos. Na edição impressa da Revista n; 381, você encontra as receitas do Brasileirinho (filé de pescada com purê de batata baroa e banana) e do hambúrguer de quinoa.

O chef Frederico Bastos aposta na bossa dos brasilienses ao introduzir na cidade um cardápio amado pelos cariocas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação