Revista

Justiça decide que a sola vermelha dos sapatos pertence apenas à Louboutin

Agência France-Presse
postado em 05/09/2012 20:49
Nova York - O fabricante francês de calçados de luxo Christian Louboutin conseguiu nesta quarta-feira (5/8) que a justiça americana reconhecesse como marca registrada suas famosas solas vermelhas nos sapatos, ao ganhar em apelação um processo contra sua concorrente Yves Saint-Laurent.

A decisão do tribunal de segunda instância de Nova York reverte assim uma primeira decisão de um juiz de Manhattan que havia rejeitado a queixa da Louboutin quanto à propriedade exclusiva na utilização de solas vermelhas nos sapatos femininos.

A Louboutin abriu um processo de um milhão de dólares contra a Yves Saint-Laurent (YSL) em abril do ano passado, depois que sua concorrente colocou à venda sapatos com solas vermelhas nas lojas de Manhattan.

Mas uma setença em primeira instância assinada pelo juiz Victor Marrero, em agosto de 2011, havia favorecido a Yves Saint Laurent, provocando uma apelação por parte da Louboutin em outubro passado.

Celebridades famosas calçam Louboutin, de Oprah Winfrey a Caroline de Mônaco. Sarah Jessica Parker os exibia no seriado "Sex and The City" e Jennifer López os usou no clipe "Louboutins".

A marca brasileira Carmen Steffens também tem problemas com a Louboutin por causa dessas solas.

Poucos meses depois de abrir uma loja na Rue de Grenelle, em Paris, a Carmen Steffens, que conta entre suas clientes a modelo Gisele Bündchen, recebeu uma carta do fabricante francês reprovando-a pela utilização da sola vermelha em alguns modelos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação