Revista

Um sonho de 90 anos

postado em 09/09/2012 08:00

Setembro é um mês marcante para a cidade. Foi quando começou a se realizar o sonho da nova capital, construída no meio de um planalto. No último dia 7, completaram 90 anos que foi fincada, em Planaltina, a pedra fundamental do que seria Brasília. Setembro também é o mês de aniversário de JK, que, se vivo fosse, comemoraria 110 anos de idade, no dia 12. Foi esse ex-presidente que, quase 40 anos depois da chegada da pedra fundamental, conseguiu trazer a capital para o centro do país. Algumas construções daquela época estão de pé e recontam a história dos primeiros anos dessa Brasília planejada.

O obelisco está no alto do Morro do Centenário, que fica perto do antigo colégio agrícola, atrás do Morro da Capelinha. É um bom lugar para começar um passeio pela história da cidade e ter uma bela vista da região.
Um lugar para almoçar ou admirar o pôr do sol é a Churrascaria JK, na barragem do Paranoá. O restaurante é um barraco de madeira, construído no início do represamento das águas do lago Paranoá. Está praticamente igual. Mantém as mesmas cadeiras e as mesas onde o presidente JK comeu algumas vezes.

No Country Clube, antiga Fazenda Gama, funcionou o Aeroporto Vera Cruz, onde o fundador desembarcou pela primeira vez no local que seria a futura capital. A velha casa está de pé, virou um museu.
[FOTO5]
O Catetinho, projeto de Niemeyer, fazia parte da mesma fazenda e foi a primeira morada de Juscelino. O prédio passou há pouco por uma nova restauração. O Palácio de Tábuas guarda as memórias dos hábitos de vida do então presidente e de seus principais colaboradores, durante a construção da cidade. Está lindo! No mesmo lugar tem uma fonte de águas límpidas onde Vinícius de Moraes, Tom Jobim e o presidente Bossa Nova beberam. A dupla se inspirou e compôs a Sinfonia da Alvorada. Inspire-se também!
Créditos das fotos: Zuleika de Souza

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação