Revista

Arquitetura do olhar

postado em 07/10/2012 08:00

Moldura dos olhos, as sobrancelhas têm o poder de realçar as expressões faciais e a beleza feminina. A cor e o formato adequados são essenciais para deixá-las em perfeita harmonia com o rosto

Muito finas, muito grossas, arqueadas, tingidas e até tatuadas. Qual será o segredo para encontrar a modelo certo das sobrancelhas? Para muitas mulheres, a resposta ainda é um mistério. Tem que prefira fazer sozinha. Já as supercuidadosas têm um profissional de confiança e não o trocam por ninguém. Qualquer erro pode ser fatal. As sobrancelhas fazem parte da expressão e dizem muito sobre a personalidade da mulher. Para realçá-las e encontrar o desenho certo, já existem, inclusive, experts que trabalham exclusivamente para deixá-las perfeitas.

Considerada a primeira especialista em design de sobrancelhas do Brasil, Maura Lima esteve em Brasília para abrir uma franquia da marca. Ela é dona de uma técnica própria, que define o contorno da sobrancelha de acordo com o formato do rosto. Aí, é só manter o desenho e retirar os excessos. O resultado é um olhar mais marcante e o realce da beleza natural. Para fazer um bom trabalho, ela diz que o profissional precisa estudar a face, a expressão da mulher, além de ter percepção da personalidade da cliente e respeitar os desejos dela.

Para Maura, sobrancelha não segue moda. Existem referenciais de celebridades, por exemplo, mas sempre têm que se aproximadar da realidade da mulher. Malu Rosário, designer de sobrancelha da Equipe do You Enjoy, compartilha a mesma opinião e é bem firme quanto a mudanças radicais de formato: "Prefiro ser sincera e não sigo moda".

Já para a manutenção do desenho, há algumas dicas. A cera está proibida. A pele da região é muito delicada e a temperatura e os puxões provocam flacidez. O melhor é usar a pinça ou a técnica da linha, que é indicada apenas para a parte superior. Caso prefira fazer em casa, o aconselhado é retirar só os pelos que aparecem no meio e aqueles que estão fora do desenho. Um truque que salva é usar um corretivo cremoso na parte inferior para disfarçar os primeiros pelos nascidos. O prazo indicado para voltar ao salão varia de 15 a 20 dias.

Em novo tom

Além do formato, a cor é fundamental para marcar a expressão do olhar e disfarçar as imperfeições. O uso de um lápis suave, as tintas de curta duração e a micropigmentação são algumas alternativas para reforçar o tom dos fios ou para criar sobrancelhas nos casos em que elas já quase não existem mais.

A estudante Thaysa Andrade, 28 anos, não saía de casa sem antes passar o lápis para disfarçar as falhas nos pelos. Até que, cansada de todos os dias passar pelo mesmo ritual, foi procurar algo mais duradouro e descobriu a micropigmentação, uma técnica que corrige ou intensifica o desenho das sobrancelhas, por meio da implantação de pigmentos a nível epidérmico. O efeito é um sombreado, que disfarça as cicatrizes e falhas, deixando um aspecto bem natural.

Não se trata de uma tatuagem ou de uma maquiagem definitiva, tampouco deixa o aspecto acinzentado ou azulado com o passar do tempo. A manutenção não exige um cuidado especial e o retoque é feito entre 6 e 18 meses, de acordo com a necessidade.

Antes de indicar a micropigmentação, sugere-se que a cliente passe por um processo de adaptação até identificar o que realmente combina com seu rosto. A pessoa pode usar um lápis ou uma sombra para criar o formato que busca. Para criar esse aspecto sombreado, Maura Lima desenvolveu uma tinta especial, com 10 tonalidades diferentes, usada com exclusividade em suas clínicas. O efeito dura de 5 a 10 dias. Ela é contra o uso de henna, por exemplo ; produto que Malu vê como uma opção temporária a ser levada em conta. "Desde que não seja para engrossar o desenho, porque o resultado pode ficar muito pesado", esclarece.

Em busca da sobrancelha perfeita

Para estimular o crescimento dos pelos é indicado o uso de xampu anticaspa e escova de bebê. Também existem no mercado alguns estimulantes para esse fim.

Para realçar o traço, use sombra iluminadora no dia a dia.

Nunca corte a sobrancelha sozinha. Um formato errado é mais fácil de ser arrumado do que o corte malfeito.

Não use, em nenhum caso, a cera. A pele é sensível à temperatura e ao puxão.

Não deu tempo de ir ao salão? Faça o maior esforço possível para retirar apenas o excesso entre as duas sobrancelhas.

Espelho de aumento em casa e uma boa iluminação ajudam nessa tarefa.

A tonalidade certa não é a mesma do cabelo, deve ter, no mínimo, dois tons acima para não perder a expressão, principalmente nas loiras.

Trânsito não é um bom local para fazer as sobrancelhas. A falta de atenção, iluminação e de um bom espelho podem gerar estragos grandes, além de ser deselegante.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação