Revista

Beleza que gruda

Para mulheres que gostam de praticidade ou não levam o menor jeito para se maquiar, a dica é usar adesivos em forma de sombras e delineadores. Tem até os que substituem o esmalte

postado em 16/12/2012 08:00

As menos habilidosas consideram que se maquiar é uma arte. Elas não se arriscam a inovar muito para evitar surpresas. Já têm uma fórmula básica pronta, descobrem quais produtos são mais adequados à sua aptidão e tentam não trocá-los por nenhum outro.

Quando o assunto é maquiagem, um dos maiores inimigo das mulheres é o delineador. Elas reclamam da dificuldade de fazer o traço perfeitamente idêntico, no olho esquerdo e no direito. Para ajudar, o produto está disponível em diferentes formas ; líquido, caneta, lápis e gel. O primeiro é o que exige mais destreza, seguido pela caneta. O delineador em gel é o mais simples de se aplicar, com a ajuda de um pincel chanfrado.

Foi justamente pensando nessa dificuldade que uma outra alternativa foi criada. A grife francesa Dior desenvolveu o delineador adesivo, um produto que, teoricamente, acabaria com a batalha comum travada entre as mulheres contra o delineador. Na prática, não foi bem assim, afinal, além de ter sido uma edição limitada, a cartela com quatro pares de modelos diferente (um deles com cristais Swarowski) chegou ao Brasil por um preço bem alto.

O mercado nacional não ficou atrás e criou a versão brasileira do tal delineador, fabricado em Florianópolis (SC). São seis modelos. Cada cartela vem com dois adesivos no mesmo formato e alguns são decorados com cristais. São hipoalergênicos e à prova d;água. Caso ele não grude mais na pele, depois de ser usado algumas vezes, é só passar cola de cílios e o produto está pronto para outra.

A opinião delas
Para testar a novidade, a Revista do Correio convidou duas leitoras para usar o delineador autocolante e contar o que acharam do produto. A consultora Estela Meira Maciel, 37 anos, e a empresária e designer de acessórios Dominique Liporoni, 28 anos, sempre tiveram muita dificuldade de fazer o traço no estilo gatinho. ;Eu não conseguia puxar, então, só passava o delineador até o finzinho do olho;, admite Dominique. Já Estela costumava pedir a ajuda das amigas para conseguir concluir a tarefa com sucesso.

DOMINIQUE VAI COMPRAR MAIS
Para mulheres que gostam de praticidade ou não levam o menor jeito para se maquiar, a dica é usar adesivos em forma de sombras e delineadores. Tem até os que substituem o esmalteQuando usou o adesivo, as coisas ficaram bem mais fáceis. A perfeição do traço delineado no olho de Dominique chamou a atenção das clientes dela: ;Quando contei o que era, queriam que eu vendesse aqui na minha loja;, conta. Na primeira tentativa de aplicação, ela teve um pouco de dificuldade para colar o adesivo e acabou desperdiçando um deles: ;Puxei a pele, colei e, quando soltei, deu uma enrugadinha", conta. Na segunda vez, ela colou com mais cuidado.

Missão cumprida, no início, achou um pouco incômodo: ;É igual com cílios postiços. Demora um pouco para que a gente se acostume com aquilo no olho;, compara. O traço gatinho já é marcante por si só, assim, Dominique optou por não passar mais nada no olho. Como o adesivo ficou um pouco menor do que o olho dela, a moça colou o delineador priorizando o canto externo do olho. No canto interno, onde faltou traço preto, ela completou o desenho com delineador comum. Dominique ficou feliz com o resultado: ;Vou comprar mais, com certeza;, diz impressionada.

ESTELA INDICA
Para mulheres que gostam de praticidade ou não levam o menor jeito para se maquiar, a dica é usar adesivos em forma de sombras e delineadores. Tem até os que substituem o esmalteEstela precisou usar a mesma estratégia de Dominique. Emendou o adesivo até o canto interno do olho com delineador comum: ;Isso não foi um problema de forma alguma. É um trabalho bem simples;, garante. Não foi só nesse aspecto que Estela improvisou. Embora a embalagem venha com instruções de uso, ela resolveu não seguir as orientações à risca. Na cartela, é indicado colar o delineador antes de passar sombra. Sua experiência com delineadores normal fez com que ela fizesse diferente: ;Para que o traço de delineador não ficasse sujo de sombra, o colei depois de passá-la", conta. O resultado deu certo.

Ao contrário de Dominique, ela achou fácil grudar o delineador: ;Nem se compara com a dificuldade de se passar um delineador líquido ou mesmo em gel;, comemora. Precisou, no entanto, colocar um pouco de cola de cílios postiços na ponta do adesivo. Satisfeita, Estela já indicou o produto para as amigas.

Colado nas unhas
Tirar a cutícula direito e sem se machucar é o primeiro desafio. A seguir, vem o de pintar as unhas e limpar todos os cantinhos. Muitas mulheres acham a tarefa complicada demais e nem ousam fazê-la sozinhas. Os adesivos para unhas, disponíveis em diversas cores e estampas, a tornam, porém, bem mais simples . É só colar e tirar os cantos com uma lixa de unha especial, que acompanha os adesivos.

A proprietária de salão de beleza especializado em manicure e pedicure, Débora Lima, explica as vantagens dos, já popularizados, adesivos para unhas: ;Ele chega a durar cerca de 10 dias, muito mais do que o esmalte líquido comum;. Antes de viagens ou em meses mais corridos com trabalho, mais dedicados aos filhos e outras obrigações, a longa duração do adesivo é um grande benefício.

A praticidade na aplicação é outra vantagem. Até as manicures aprovaram a ideia, já que o trabalho fica mais fácil e mais personalizado. ;É rápido de fazer e um pouco mais caro, devido ao preço dos adesivos. Além disso, por ser um serviço e um produto diferente, são poucos salões que oferecem;, afirma Débora.

Jakeline Lima, 23 anos, professora de inglês, ganhou os adesivos da irmã, Aline Lima, 22 anos, estudante. ;Quando vi, achei que fosse ser difícil de colocar. Pensei que seria igual papel contact, de encapar livros, e que ia ficar cheio de bolha, mas não;, conta Jakeline. Já Aline comprou diversos adesivos com estampa de animal print, quase impossíveis de fazer a mão. Essa é a terceira vantagem do produto. Há inúmeros desenhos diferentes, dos mais discretos aos mais chamativos. Para quem gosta de nail art, o adesivo é uma ótima opção e também é indicado para fazer estilo. Débora Lima conta que muitas mulheres usam os acessórios com estampas para decorar a chamada filha única, ou seja, apenas uma unha com um design diferente.

Sombras prontas
Ainda não disponíveis em lojas no Brasil, a sombra adesiva é mais uma inovação para deixar qualquer maquiagem muito mais prática. Hoje, só é possível comprar o produto pela internet, em sites americanos. Há adesivos com design elegantes e discretos e também os coloridos para o carnaval e para as festas a fantasia. Tem até animal print. É só grudar o adesivo nas duas pálpebras. Com um pincel, ou mesmo com o dedo limpo, esfuma-se um pouco as cores para que não fiquem bruscamente separadas e pronto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação