Revista

Ceia gourmet

Reunimos três chefs e descobrimos o que eles cozinham no Natal. Adeptos da tradição, eles compartilharam receitas deliciosas para você servir a seus familiares na noite feliz

postado em 23/12/2012 08:00
Reunimos três chefs e descobrimos o que eles cozinham no Natal. Adeptos da tradição, eles compartilharam receitas deliciosas para você servir a seus familiares na noite feliz

Eu perdoo quem não gosta de Natal. Há quem fique longe de casa e se entristeça, há os que sentem dor nos brios esquerdistas, há até mesmo quem tenha medo do Papai Noel. Mas, infelizmente, não consigo desculpar quem reclama da comida que é servida nessa época do ano. Seja a família mais humilde ou a mais cheia de pompas financeiras ; e, me permitam um adendo, são as mais humildes que fazem as festas mais animadas, vão por mim ;, o esforço em cozinhar uma ceia gostosa, em criar um ambiente familiar aconchegante, o labor de pensar em receitas dedicadas à época sempre existe.

Daí a gente pode imaginar: o que os chefs preparam nas ceias das suas casas? Quais as receitas mirabolantes preparadas na noite feliz? Minhas dúvidas foram sanadas por um trio de peso. A chef Alice Mesquita reuniu, em sua bela cozinha, os companheiros de profissão Alexandre Albanese, do restaurante Nossa Cozinha, e Marcelo Petrarca, do Grand Cru, para não só falar um pouco sobre o quanto o cardápio natalino influenciou a vida e o trabalho dos três, mas para apresentar delícias que eles servem aos familiares. De cara, é bom avisar: todos eles amam as tradições.

"Sou de família mineira e comemorar o Natal sempre foi algo muito forte. Era tanto que, em agosto, a gente já comprava o peru para que ele começasse a engordar. E, em novembro, o cardápio começava a ser pensado", conta Alice. Nascida em Uberaba, no Triângulo Mineiro, Alice se apaixonou pela cozinha francesa antes mesmo de decidir ser chef. E, em suas viagens ao país, sempre encontrou paralelos entre a comida que ela cresceu experimentando e os pratos regionais da França. "Eu via a mãe preparando aqueles cozidos, horas no fogo. Então, acho que toda a escolha profissional que fiz foi por essa identificação com essa raiz que tinha. Então, o espírito da cozinha mineira me influenciou, bem como tudo que fazíamos no Natal."

Leia esta matéria na íntegra na edição n;397 da Revista do Correio.


Torta de nozes com caramelo

Reunimos três chefs e descobrimos o que eles cozinham no Natal. Adeptos da tradição, eles compartilharam receitas deliciosas para você servir a seus familiares na noite felizMassa
Ingredientes
250g de farinha de trigo
125g de manteiga sem sal, gelada
2 colheres (sopa) de açúcar
1 ovo
2 colheres (sopa) de água gelada

Modo de preparar a massa
Em um recipiente fundo, coloque a farinha e o açúcar. Junte a manteiga em pedaços e misture com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Adicione o ovo e a água e incorpore-os à farinha até obter uma massa macia e homogênea. Não trabalhe demais a massa. Envolva em filme plástico e leve ao refrigerador por 2 horas.

Recheio
Ingredientes
4 ovos
200g de açúcar
120g de manteiga derretida
200g de nozes picadas
100g de nozes inteiras para decoração da torta

Modo de preparar o recheio
Preaqueça o forno em 180;C. Abra a massa e cubra o fundo e as laterais de uma forma de torta (22cm de diâmetro). Fure a massa com um garfo. Reserve. Bata na batedeira os ovos com o açúcar até clarear. Junte as nozes picadas delicadamente e, por último, a manteiga derretida. Misture bem. Despeje essa preparação sobre a massa e leve ao forno por 30 a 40 minutos até que o recheio esteja dourado e firme. Retire do forno e deixe esfriar.

Caramelo
Ingredientes
200ml de creme de leite fresco
4 colheres (sopa) cheias de mel de engenho (melado)
1 colher (café) de manteiga

Modo de preparar o caramelo
Leve ao fogo o creme de leite fresco. Quando estiver quente, junte o mel de engenho e a manteiga. Deixe reduzir até que o caramelo esteja mais espesso. Decore a torta com nozes inteiras e um pouco de caramelo. O restante acompanhará a torta. Se desejar, sirva também com sorvete.

Rendimento: 8 a 10 porções
Tempo de preparo: 2h40min

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação