Revista

Álcool e dieta combinam?

Para especialistas, além de calóricas, as bebidas alcoólicas não levam nutrientes para o organismo. Mas se está difícil se manter na linha nas festas de fim de ano, saiba como amenizar o estrago

postado em 23/12/2012 08:00
Para especialistas, além de calóricas, as bebidas alcoólicas não levam nutrientes para o organismo. Mas se está difícil se manter na linha nas festas de fim de ano, saiba como amenizar o estrago
Para quem está de dieta, as comidas não são as únicas tentações nas inúmeras festas de dezembro. São confraternizações do trabalho, aniversários e festas de Natal e réveillon regados a muita bebida alcoólica, que podem levar todo o esforço para emagrecer por água abaixo. Durante a dieta, é, então proibido beber? De acordo com o nutricionista Roney Almeida, quase isso.

Sabemos que o carboidrato e a gordura são dois grandes vilões da perda de peso. Cada grama deles tem 4kcal e 9kcal, respectivamente. Segundo o nutricionista, em relação ao valor calórico, o álcool posiciona-se entre os dois, com 7kcal. Portanto, quanto maior o teor alcoólico de uma bebida, mais calórica ela é e mais ela vai fazer com que você engorde. E o pior é que as calorias presentes no álcool são vazias, ou seja, não têm nutrientes. Pelo contrário, desnutrem, pois causam, entre muitas outras coisas, a desidratação.

Um ponto a favor das bebidas mais fortes, no entanto, é que se toma em menos quantidade. Bebe-se um litro de cerveja, com certa facilidade, durante uma festa. Para tomar um litro de uísque, todavia, haja disposição. Dessa forma, as calorias das bebidas mais fortes e mais fracas podem se compensar.

Ao ir a uma festa estando de dieta, é importante refletir sobre o que se pretende beber. Se for algo mais calórico, deve-se tratar de compensar na quantidade e na alimentação, com coisas mais leves. Roney Almeida sugere que, em vez de comer carboidrato ou gordura, se dê preferência a proteínas magras, como um blanquet de peru.

Infelizmente, ainda não são as calorias do álcool o maior problema, mas o que ele faz com todo o organismo de quem o consome. A situação ultrapassa a simples matemática de contagem de calorias. O álcool, além de muito calórico, causa irritações gástricas e mexe com todo o metabolismo.

Evite a ressaca

  • Hidrate-se a todo o momento! A perda de água por meio da transpiração é muito intensa e, com ela, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro.
  • O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação e nunca com o estômago vazio. Acostume-se, também, a intercalar o álcool com muita água.
  • Alimente-se durante a festa, consumindo alimentos leves. Para facilitar, a dica é sempre levar consigo barrinhas de cereais e beber constantemente sucos de frutas. Assim, também estará repondo a energia gasta.
  • Nada de consumir frituras durante a festa. Além de apresentarem um alto teor de gordura, podem dar a sensação de estômago pesado e moleza.

Leia esta matéria na íntegra na edição n;397 da Revista do Correio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação