Revista

Dias de curtição

O fim das férias se aproxima, mas ainda dá tempo de presentear o melhor amigo com atividades lúdicas e fora da rotina deles

postado em 20/01/2013 08:00
O fim das férias se aproxima, mas ainda dá tempo de presentear o melhor amigo com atividades lúdicas e fora da rotina delesNas férias, os donos de cães têm mais tempo para curtir suas mascotes. Essa é a chance para investir em passeios, jogos e brinquedos que façam a alegria do melhor amigo. Já aqueles que aproveitam a folga para viajar, mas não abrem mão da qualidade de vida do pet, têm como alternativa os hotéis especiais ; verdadeira colônia de férias para bichos.

A golden retriever Malu é incansável. Sempre disposta, adora nadar e receber carinho. Neste janeiro, a professora Ana Carla Oliveira, 22 anos, não viajou e pôde aproveitar a valer o período. "Como consegui ficar com a Malu, comprei umas coisinhas de que ela gosta muito, como brinquedinhos e petiscos. Ela já tinha brinquedos, mas procurei alguns com os quais eu pudesse interagir", comenta.

A professora explica que, para dar conta do ânimo da golden, procurou aumentar os passeios. "Ela é muito agitada, então prefiro levá-la para o lago ou para algum parque. Descobri que nadar faz bem para as articulações dela ; e ajuda a manter o peso. Além disso, ela interage com outros cachorros", explica Ana Carla.

Quando não é possível oferecer passeios mais elaborados, ou o animal tem alguma restrição física, pode-se investir em brincadeiras. Na verdade, os cães não são exigentes quanto ao tipo de brinquedo: eles gostam mesmo é do momento. Malu, por exemplo, adora seu chocalho improvisado, feito com uma garrafa pet cheia de grãos de feijão. É a maior folia.

As pet shops, porém, oferecem acessórios sofisticados para divertir cão e dono. Alguns se surpreendem com os jogos de tabuleiro ; isso mesmo ;, que estimulam a obediência, a concentração, a coordenação motora e a memória do animal. Dalton Ishikawa, veterinário idealizador da brincadeira, explica que ela é educadora, principalmente na hora das refeições. "Quando oferecemos a comida sem nenhum desafio, é comum o cão comer rápido e sempre querer mais. Além disso, os jogos ocupam o animal de uma maneira lúdica e saudável", completa.

O tabuleiro Labirinto, da Pet Games, por exemplo, propõe ao cão o objetivo de remover os copos e pinos estáticos e empurrar os pinos deslizantes até as extremidades dos trilhos com o focinho e as patas a fim de jogar para fora do tabuleiro os grãos de ração ou petiscos. O dono monta o brinquedo e, no começo, auxilia o cão, podendo oferecer até quatro níveis de dificuldade. O ideal é que os petiscos usados na atividade façam parte da cota diária do bicho, para não engordá-lo com um "extra".

Leia a íntegra da matéria na edição impressa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação