Revista

Os boas-vidas

A preguiça e o dengo de certos cães podem ser características da raça. Mas é bom ficar atento com a letargia excessiva, sinal de problemas de saúde

postado em 27/01/2013 08:00

A preguiça e o dengo de certos cães podem ser características da raça. Mas é bom ficar atento com a letargia excessiva, sinal de problemas de saúdeQuando pensa em cachorro, muita gente imagina um animal superagitado, que corre o tempo todo, que quer brincar a qualquer momento, que derruba objetos para chamar atenção ; quase o sinônimo de inquietação. Mas na contramão dessa imagem tem uma turma que é só paz e amor. Para eles, a soneca é preciosa e os passeios estão longe de serem atividades prediletas.

Bigode, um shih tzu de 6 anos, é bem representativo desse perfil. Sua dona, a jornalista Cecília Lopes, 27 anos, garante que o mascote sempre foi assim. Inclusive, na hora de comprá-lo, o criador avisou sobre o caráter quietão do animal. No caso de Bigode, esse é um atributo da raça e ajuda a explicar por que, até mesmo em passeios rápidos, ele arranja um jeito de se deitar. Os filhos de Cecília, é claro, aproveitam a letargia para fazer Bigode de gato e sapato. ;Uma vez, ele avançou nos dois, mas tenho certeza de que eles fizeram algo que passou completamente dos limites;, acredita a proprietária.

O temperamento do shih tzu não incomoda a família. ;As visitas sempre comentam que parece que não tem cachorro aqui, dizem: ;Nossa, como ele é bonzinho;;, relata Cecília, acrescentando que o bicho é, sim, saudável. Todavia, o acompanhamento do dono e do veterinário é fundamental para detectar qualquer exagero no marasmo ou mudança de comportamento entre aqueles que costumam ser agitados.

;Existem raças predispostas a serem mais sonolentas, como o lhasa apso e o shih tzu. São cães que têm dificuldade de respiração e acabam se movimentando menos. Outra raça é o basset hound, porque é um cachorro pesado, de membros curtos e coluna longa. Tem cachorro com índole quieta, como se fosse uma pessoa tímida;, explica o médico veterinário Daniel Andrade. Agora, se é uma mudança de hábito, pode ser um sinal de alerta. ;Patologias fazem o cão ficar inativo, não querer comer ou passear;, avisa.

Especialista em endocrinologia, a veterinária Luciana Lima esclarece que qualquer enfermidade pode causar prostração. Quando um proprietário relata que o cão está mais sonolento, menos ativo, para ela, a primeira suspeita endócrina é o hipotireoidismo. Comum nos cães, a doença causa ganha de peso, sonolência e problemas de pele. ;Nesses casos, checamos os hormônios T4 e TSH. A obesidade, sem nenhum problema endócrino associado, também causa essa sonolência crônica;, explica Luciana.

Leia a íntegra da matéria na edição impressa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação