Revista

Longe do glúten

A dieta que corta a proteína, presente em muitos carboidratos, tem cada vez mais seguidores. Os adeptos garantem que, além de perder peso, ganharam qualidade de vida

postado em 17/02/2013 08:00
Para emagrecer, o jeito é restringir a alimentação e fazer muito exercício. Pelo menos é o que muitos dizem. De acordo com a nutricionista Maria Matos, melhor que a restrição é a substituição de tudo por alimentos mais saudáveis. "Não precisa parar de comer chocolate, por exemplo. Até ele pode ser mais saudável", garante. Muitos optam por cortar o carboidrato, por exemplo ; uma decisão que costuma deixar a pessoa fraca, ansiosa e mal-humorada, já que ele deve estar presente em 50% da nossa dieta. Mas os carboidratos não são todos iguais: existem aqueles mais saudáveis. Há uma forma simples de julgar a qualidade dos alimentos: pela presença ou ausência de glúten ; que compõe boa parte dos carboidratos.

A dieta que corta esse item está fazendo sucesso entre diversas famosas, que têm colocado o assunto em pauta. Para Maria Matos, trata-se de uma proteína sem valor nutricional presente no trigo, na cevada e no malte. Entre os males que, acredita-se, ele causa está o desaceleramento da digestão. "Em uma dieta sem glúten, a digestão acontece em cerca de 18 horas. Com glúten, em 26", especifica a nutricionista. Além disso, ele vira uma cola que gruda na parede do intestino e impede que nutrientes sejam absorvidos.

A dieta sem glúten, normalmente, é acompanhada de uma sem lactose. "Ambos são inflamatórios, causam inchaço e gases. Portanto, é interessante cortá-los para desinchar", explica o endocrinologista Luiz Rodrigues. Cortando esse dois alimentos, ele garante que se perde, no primeiro mês de dieta, cerca de 4cm de barriga. "Não necessariamente a pessoa vai ter emagrecido, mas desinchado", esclarece o médico.

A dieta de Lara Damas, 22 anos, vendedora, começou por questões de saúde. Ela se sentia mal ao ingerir lactose e resolveu consultar um profissional. Em outubro, ela baniu a lactose de sua vida. Como também gostaria de emagrecer, um mês depois, a nutricionista sugeriu que Lara cortasse o glúten. "Eu já me sentia melhor ao parar com a lactose. Tirar o glúten da minha dieta aumentou ainda mais o meu bem-estar", conta, animada, com a qualidade de vida que tem hoje.

Desde então, Lara perdeu 4kg. Pode parecer pouco, mas é importante considerar que, segundo as avaliações que faz a cada 15 dias no consultório nutricional, ela ganhou 2kg de massa magra e perdeu centímetros em medidas por todo o corpo. Isso tudo, sem falar na consciência sobre a saúde. "Na época, eu não era tão ligada em dietas e exercícios. Agora, além da dieta, vou à academia de segunda a sexta e quero incluir o sábado", orgulha-se.

Leia esta matéria na íntegra na edição n; 405 da Revista do Correio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação