Revista

Cozinha emprestada

Quer preparar uma reunião com os parentes e amigos, mas não pretende gastar horas em torno das panelas? Contratar um personal chef pode ser a solução

postado em 24/02/2013 08:00

Quer preparar uma reunião com os parentes e amigos, mas não pretende gastar horas em torno das panelas? Contratar um personal chef pode ser a soluçãoChá de bebê, jantar de noivado ou mesmo um almoço com um número maior de familiares: todos esses eventos parecem simples, por envolver pessoas próximas, mas são capazes de deixar o anfitrião de pernas cansadas, indo e voltando da cozinha, preocupando-se com a comida, a arrumação da mesa e vários outros detalhes que não merecem o toque de reprovação da tia chata ou da prima rica e metida.

Isso porque ninguém quer receber mal os convidados, mesmo em pequenas reuniões. Por isso, basta eu lembrar do quanto minha avó fica nervosa quando todos os filhos e netos estão em casa para entender o trabalho da chef Ana Cláudia Veiga, do Atelier Comer Bem. Ela é uma personal chef. Ou seja, vai até sua casa e dá conta de todas essas agruras descritas anteriormente, enquanto você pode aproveitar a companhia dos amigos ou dos parentes. Nascida em São Paulo, ela veio morar em Brasília depois de casada.

"Antes, trabalhei em uma casa durante 24 anos. Cresci com eles e sempre fui interessada em cozinha. Com o tempo, passei a trabalhar apenas com isso e me tornei a cozinheira de todos os eventos", lembra. A experiência em uma família abastada lhe deu noções de sofisticação à mesa que ela leva aos pratos. "Para mim, é até mais complicado fazer o simples."

Quando chegou aqui, já com a fama de boa mão entre os parentes do marido, começou a fazer pequenos serviços para os novos familiares, e o boca a boca fez com que seu talento ficasse mais conhecido. "Fui, então, pegando serviços de outras pessoas", explica. Como personal chef, Ana faz questão de conhecer sempre a cozinha que, por algumas horas, será sua.

"Eu me apresento para ela. Assim, conheço o espaço, vejo o que o cliente tem e o que preciso levar. Quando chega o dia, venho sem nenhuma dúvida", explica. Sua experiência lhe deu uma identidade múltipla. Assim, garante, é capaz de cozinhar mesmo pratos que nunca tenha feito na vida. "Eu não tenho medo e sei o que estou fazendo. Isso faz com que eu consiga."


Quer preparar uma reunião com os parentes e amigos, mas não pretende gastar horas em torno das panelas? Contratar um personal chef pode ser a solução

Ingredientes
Massa
150g de farinha de trigo
75g de manteiga gelada
3 colheres de sopa de água gelada

Recheio
350g de queijo Emmental ralado
4 ovos
350g de creme de leite fresco
Noz moscada a gosto

Modo de fazer
Misture a farinha de trigo, a água e a manteiga gelada até dar o ponto. Leve a massa à geladeira, embrulhada em filme plástico, por 10 minutos. Ao retirar, abra a massa e forre duas formas de 18cm de diâmetro e fundo falso. Faça furos na massa e coloque o queijo Emmental ralado. Misture o creme de leite, os ovos ligeiramente batidos e a noz moscada e jogue por cima da massa. Pré-aqueça o forno por 10 minutos e asse a 180;C.

Rendimento: 2 quiches pequenas ou 1 grande
Tempo de preparo: 40 minutos

Leia na edição impressa a íntegra da matéria e a receita do Mud pie

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação