Revista

Caninos de leite

Cães e gatos trocam a dentição a partir do quarto mês de idade. Cuidados com higiene devem prevalecer

postado em 03/03/2013 08:00

Cães e gatos trocam a dentição a partir do quarto mês de idade. Cuidados com higiene devem prevalecerNão é só criança que perde o dente de leite. Assim como os bebês, os pets nascem sem dentes, que crescem normalmente durante o primeiro mês de vida. Entre o quarto e o sexto mês de idade, cães e gatos passam pela chamada erupção: trocam os dentes provisórios pelos permanentes. Os filhotes podem ficar mais seletivos em relação à alimentação durante esse período. A tendência é que prefiram alimentos menos duros, mas a higiene deve continuar a mesma.

"Quando o dente permanente nasce e o outro ainda não caiu, é recomendável que se faça a extração do dente decíduo", explica a professora de medicina veterinária Sabrina dos Santos, da Upis. A extração é indicada para que não haja acúmulo de tártaro entre os dois dentes e também para preservar a posição do dente definitivo. Quando a dentição final apresenta problemas, recomenda-se o uso de aparelho ortodôntico ou, em alguns casos, a cirurgia.

"Os procedimentos cirúrgicos só são feitos quando a saúde está em risco ou quando algo está incomodando o animal", esclarece a veterinária. Esse foi o caso do gatinho vira-lata Molinete, do anestesista veterinário Felipe Borem. O dono percebeu que o bichano andava com mau hálito. "Não é normal um gatinho de pouca idade, cinco meses, sem problemas orais, ter hálito forte", alerta Borem. Ao olhar a gengiva do gato, descobriu que o problema era um dente decíduo que ainda não havia caído ; ela estava vermelha e inflamada. "Decidi levá-lo em um especialista, deu tudo certo. A cirurgia foi simples", conta o anestesista. Molinete precisou tomar anti-inflamatório por dois dias, mas logo se recuperou.

A extração dentária animal é mais difícil que a humana e exige anestesia geral ; isso porque os dentes de cães e gatos têm raízes divergentes. A operação consiste em separar a gengiva do dente. Em seguida, o veterinário alavanca o dente em todas as posições. "O dono não precisa se preocupar, pois é uma cirurgia simples", completa Sabrina dos Santos. Uma das raças caninas que mais sofre com o problema é a yorkshire, cuja arcada dentária pequena facilita o acúmulo de sujeira entre as presas. Os cachorrinhos dessa raça têm predisposição a terem quatro caninos, já que os dentes de leite quase nunca caem naturalmente.

Boa parte dos donos nem sequer percebe a mudança. Isso porque, muitas vezes, o animal acaba engolindo o dente. Os dentes permanentes precisam de cuidado "para o resto da vida", como enfatiza Patrícia Barbosa, veterinária especialista em odontologia animal.

Leia na edição impressa a íntegra da matéria

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação