Revista

Livre de inchaço

Certos alimentos ajudam a eliminar as toxinas do organismo. O resultado é uma aparência mais magra e saudável

postado em 17/03/2013 08:00
Certos alimentos ajudam a eliminar as toxinas do organismo. O resultado é uma aparência mais magra e saudávelA aparência de quilos extras de muita gente pode não ser exatamente gordura, mas inchaço. Inflamatórias, algumas substâncias chegam a adicionar de 5cm a 10cm no abdome de uma pessoa, garante a nutricionista Maria Matos. "O leite, rico em gordura saturada, os alimentos industrializados (que têm sódio e acidulantes), o café e o álcool favorecem inflamações", exemplifica o nutricionista Fábio Bicalho.

Além de evitar a ingestão desses produtos, vale a pena incrementar o consumo daqueles de efeito oposto: os anti-inflamatórios. O senso comum os chama de "emagrecedores", mas o que fazem é eliminar substâncias tóxicas que inflamam o organismo. "Todos os sucos detox, dos quais se fala muito, levam ingredientes anti-inflamatórios. Eles proporcionam uma verdadeira faxina nas células", explica a nutricionista Maria Matos. Se os ingredientes desses sucos, portanto, forem adicionados à dieta, a limpeza vai ser diária, evitando o inchaço e causando bem-estar. Antes de adotá-los, porém, deve-se consultar um profissional, já que pessoas hipertensas ou com gastrite podem não se adaptar.

Eduardo Camargo, 20 anos, estudante e representante de vendas, comemora os resultados de sua força de vontade. Combinada a exercícios físicos, a dieta o levou a perder 15kg em um ano. Seu percentual de gordura reduziu de 18% para apenas 4%. "O que me ajudou foi o fato de gostar de pedalar e de consumir frutas", conta. Hoje, o único alimento com lactose que consome é queijo branco. A nutricionista sugeriu a mudança devido ao inchaço que a substância causa. Ele deixou de tomar bebidas alcoólicas quando começou a dirigir, há dois anos, mas hoje, mesmo que não esteja dirigindo, não bebe por causa da dieta: "Tem a questão do inchaço, mas senti também que beber na sexta-feira e malhar no sábado não dá certo. Eu perdia em resistência", explica. O chocolate, que ele não conseguia largar, acabou trocado por uma versão sem açúcar e lactose. "Não tem o mesmo gosto", reconhece.

O estudante malha de segunda a sexta-feira e corre ou pedala aos sábados. Quanto à dieta, está cheia de alimentos que limpam suas células e impedem o inchaço, entre eles a maçã, o abacaxi e o mel, que ainda evita que ele tenha hipoglicemia, caracterizada pela queda de glicose no sangue, uma vez que consome pouco carboidrato e nada de açúcar. "Mel com abacaxi é, geralmente, minha sobremesa", conta.

Alimentos "do bem"
Chá verde
Além da catequina, substância antioxidante, contém a glutationa, que trabalha na ação detox. No entanto, não é recomendável a hipertensos. "Quem tem problemas para dormir não deve tomá-lo depois das 17h, porque tem muita caféina", alerta Maria Matos.

Chá de hibisco
Pode ser uma alternativa ainda melhor do que o chá verde, pois tem muito mais antioxidantes. Fábio Bicalho sugere adicionar canela a fim de potencializar o efeito termogênico.

Mel
Ajuda na digestão e na eliminação de toxinas e ainda conta com propriedades antibacterianas, fungicidas, cicatrizantes, expectorantes e anti-inflamatórias.

Casca de limão
Contém antioxidantes que estimulam a produção de bile, que ajuda na digestão.

Alho
"O alho é um alimento padrão-ouro", Fábio Bicalho ressalta. Ele tem ação bactericida, anti-inflamatória e desintoxicante.

Maçã
Contém quercetina, um flavonoide antioxidante que atua na digestão da gordura.

Abacaxi
Contém bromelina, que pode ser extraída do caule e do núcleo do fruto do abacaxi. Proporciona vários benefícios à saúde, evitando, inclusive, a coagulação excessiva do sangue.

Morango
Bloqueia as enzimas responsáveis pela promoção de inflamações.

Açafrão
Contém curcumina, um potente antioxidante. Pode ser usado na preparação de chás ou no tempero de alimentos.

Beterraba
Contém betaína, que ajuda na velocidade com que o fígado desfaz os ácidos gordos e reduz os níveis de substâncias inflamatórias nas células.

Couve
Colabora com o fígado na eliminação de toxinas devido a compostos enxofrados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação