Revista

Os jardins secretos das quadras 700

postado em 05/05/2013 08:00

No Plano original de Lucio, a faixa das 700 seria ocupada por floriculturas, hortas e árvores frutíferas. Era muita utopia, logo suplantada pela realidade. Engenheiros que ajudaram a construir a cidade planejaram e foram morar nas casas geminadas. Da ideia, só ficaram os jardins entre os blocos com algumas frutíferas. São verdadeiros jardins secretos. Há uns muito cuidados, outros invadidos e, ainda, os gradeados.

Na 712 Sul, tem uma pracinha pouco conhecida, com um mosaico feito pelo vizinho e artista Gougon, homenagem ao fundador. Na 703 Sul, Juliana Sangoi juntou uns amigos para pintarem a subestação da CEB. Deu uma vida nova ao jardim. Na 711 Sul, no Bloco E, viveu o poeta Cassiano Nunes (aliás, na casa deveria ter uma placa, como em Paris). Metade do jardim que ele tanto gostava virou estacionamento com muita lama. Ainda bem que o poeta não está mais aqui para ver isso. Em um bloco acima, na mesma quadra, vive o casal de artistas Célia e Darlan Rosa. Quando chega um morador novo na rua, Célia logo avisa: ;Aqui, não vamos transformar nosso jardim, onde as crianças podem brincar e correr livres, em estacionamento!”.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação