Revista

Amor de torta

Designer de moda e ex-funcionária de uma companhia aérea, Carolina Tonelli Cunha decidiu investir na culinária como profissão. Hoje, prepara delícias doces e salgadas, sob encomenda. Com ingredientes caseiros

postado em 05/05/2013 08:00
Designer de moda e ex-funcionária de uma companhia aérea, Carolina Tonelli Cunha decidiu investir na culinária como profissão. Hoje, prepara delícias doces e salgadas, sob encomenda. Com ingredientes caseirosMinha mãe nunca foi de fazer tortas, mas eu sempre as associo à maternidade. Aquela fatia triangular no prato, aquela vontade de passar o dedo na cobertura ou mesmo a de trocar o almoço inteiro por vários pedaços... Quem nunca sentiu isso? Mas, em vez de querer que a sua mãe passe o dia no fogão semana que vem, que tal surpreendê-la com uma dessas delícias? Não precisa mentir e dizer que foi você quem fez, caso não seja um ás na cozinha: o gesto de levar a guloseima até ela ; e incitá-la a trocar o almoço por torta, bem como cutucá-la com os dedos ; vai ser uma bela forma de dizer: feliz Dia das Mães.

Carolina Tonelli Cunha já está na expectativa por esses filhos que vão chegar de mãos cheias para a festa domingueira. Hoje à frente da daCuia, ela, que garante ter a cozinha nos dois sobrenomes, demorou para entender que seu talento com as panelas é que seria capaz de fazê-la feliz. ;Do Tonelli, herdei o prazer de cozinhar. Do Cunha, o cuidado com a decoração e o capricho com os pratos. Sempre tive isso na minha vida;, lembra. Apesar dessa herança de sangue, Carolina não pensava que pudesse se tornar uma profissão. Trabalhou quatro anos em uma empresa aérea, morou dois na Austrália, formou-se em design de moda, teve outras tantas experiências, mas nenhuma lhe trazia satisfação total.

;Estava infeliz com tudo que fazia, mas buscava mudar isso. Fiz 34 anos, me casei e vi que precisava fazer algo que me deixasse alegre de verdade. Quando decidi começar com a DaCuia, meu marido e minha mãe super me apoiaram.; A decisão se mostrou acertada, e as práticas anteriores só a ajudaram a conseguir definir o que poderia oferecer aos seus clientes. ;Não sou formada em gastronomia, mas cozinho com amor. Ofereço o que gosto. Cheesecake foi algo que sempre fiz, as quiches também, mas sempre aprimorando os pratos, usando receitas da família e procurando outras fontes;, garante.

Leia a reportagem completa na edição n; 416 da Revista do Correio.


Tortinha de maçã e carameloDesigner de moda e ex-funcionária de uma companhia aérea, Carolina Tonelli Cunha decidiu investir na culinária como profissão. Hoje, prepara delícias doces e salgadas, sob encomenda. Com ingredientes caseiros
Ingredientes:
Para a massa
l 2 xícaras de farinha de trigo
l 150g de manteiga sem sal fria
l 2 colheres (sopa) de água bem gelada

Para o recheio
l 2 xícaras de maçã cortada em cubinhos (sem casca)
l 1 colher (chá) de suco de limão
l 1/2 colher (chá) de canela
l 4 colheres (sopa) de açúcar
l 1 colheres (chá) de farinha de trigo
l 8 caramelos moles (tipo ;dadinhos;)

Modo de preparar:
Massa
l Misture a farinha, o açúcar, a manteiga em uma grande cuia. Use uma espátula para não esquentar
a massa com as mãos. Depois que a mistura
estiver homogênea, coloque as colheres de água e trabalhe com os dedos. Deixe uma massa bem lisa. Reserve na geladeira pelo tempo que for fazer os próximos passos.

Recheio
l Corte a maçã em cubinhos, adicione o limão
e o açúcar (misturando) e coloque a canela e farinha. Reserve.

Tortas
l Pré-aqueça o forno a 180;C. Retire a massa da geladeira e abra-a em uma superfície bem enfarinhada, deixando bem fininha. Use um cortador de biscoitos circular ou um copo, corte o máximo de círculos possível. Posicionar os círculos de massa em uma assadeira forrada com papel manteiga enfarinhada.
l Preencha cada círculo com uma pequena porção de maçã e coloque uma porção dos caramelos picados. Coloque um segundo círculo, em seguida. Use um garfo para cravar as bordas juntos,
selando cada torta.
l Corte duas aberturas na parte superior de cada tortinha. Asse-as por cerca de 15 a 20 minutos, até dourar. Remova as tortas do forno e deixe esfriar durante 10 minutos antes de servir.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: o máximo de círculos de massa possível

Agradecimento: Vincent Chás e Cafés

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação