Revista

Com a ajuda da gravidade

Exercícios suspensos alteram o centro de gravidade e promovem interação entre o lado lúdico e a atividade física

postado em 23/06/2013 08:00
Exercícios suspensos alteram o centro de gravidade e promovem interação entre o lado lúdico e a atividade físicaCordas, tecidos e elásticos fazem parte dos chamados exercícios suspensos. A premissa é usar o peso do próprio corpo para criar variações de intensidade e posição. Aulas de circo, sessões de pilates e o chamado treino suspenso podem tranquilamente substituir a malhação convencional, já que proporcionam condicionamento de alto nível, alongamento e incremento muscular. Além disso, as três modalidades "enxugam" seus praticantes: cerca de 600 calorias são consumidas em um treino de uma hora e meia.

A artista plástica Jéssica Paiva, 21 anos, começou os treinos de circo há dois ; antes, sua única atividade física era a ioga. "Gostava da ioga porque era uma maneira de exercitar mente e corpo. Acho que o circo também tem isso", comenta. Ela observa que os exercícios suspensos lhe deram mais força e flexibilidade. "Quanto mais alto melhor", garante. Com ajuda do tecido, o praticante executa evoluções em diversos graus de dificuldade. Como não existem regras para o movimento, a criação de figuras depende apenas da habilidade de cada um. "É uma forma criativa de mexer o corpo. Saio relaxada tanto mentalmente quanto fisicamente", diz a artista plástica.

As dimensões do tecido vão depender da estrutura do local. Por exemplo, em uma sala com 6m de pé-direito, o tecido terá 14m, pois é dobrado ao meio e as pontas ficarão soltas no solo. Já a largura pode variar entre 1,20m e 1,40m. O acessório costuma ser fabricado em liganete, um tipo de fibra bastante elástica. Para escalar o tecido, o aluno lança mão de nós e travas.

"O tecido se adapta às condições e ao corpo de quem pratica ; é para qualquer idade, jovens ou adultos, e não precisa ser artista não", reforça a atriz e professora de arte circense Erika Mesquita. A força da gravidade permite posições e movimentos de diversos tipos, como ficar de cabeça para baixo. Isso é possível porque o próprio pano ajuda o acrobata a encontrar o ponto de equilíbrio.

Quem não deseja ir tão alto pode experimentar as cordas elásticas usadas no treino suspenso, também chamado de TRX (total body resistence exercise). O TRX é uma técnica do treinamento funcional que tem como objetivo trabalhar vários grupos musculares simultaneamente. "O treinamento suspenso exige concentração para executar os exercícios. Nas primeiras aulas, já dá para sentir o corpo trabalhando em conjunto", explica o personal trainner Paulo Roberto Wayner. Os movimentos são executados em um aparelho simples, composto por tiras de náilon ligadas a seguradores.

As cordas elásticas também estão presentes em alguns estúdios de pilates que adotam o treino suspenso. Nesse casamento de técnicas e equipamentos, quem sai ganhando é o praticante. "Me ajudou muito e serviu como base para outros treinos", diz a administradora Sarah Ribeiro, 27 anos, que pratica o pilates suspenso há um ano. Novamente, o peso do corpo é um fator a ser trabalhado, que funciona como carga. Bolas e rolos de espuma podem ajudar na hora de compor uma série de movimentos.

O pilates suspenso não difere do tradicional quanto à importância dada ao core, centro do corpo. A ideia é que os músculos do centro geram força para todos os movimentos, estabilizam a coluna e fornecem uma base sólida para qualquer tipo de posição. A vantagem da variação suspensa é que o estresse articular é reduzido. "O pilates melhora a capacidade do corpo por meio de exercícios que ativam várias partes do sistema nervoso", acrescenta o fisioterapeuta Tiago Lorenzo. Para quem nunca tentou e quer experimentar, a dica é aumentar gradativamente o nível de dificuldade. Cada sessão dura de 40 minutos a uma hora.

Diferenciais do pilates suspenso em relação ao tradicional
- A gravidade é um elemento a ser trabalhado
- Maior diversidade de movimentos
- Elevada proteção articular
- Proporciona treinos mais "puxados"
- Outras maneiras de treinar nos ares

Yoga flying: tecido elástico preso ao teto que permite aos alunos fazerem posições de ioga de forma suspensa.
Lira: arco de ferro suspenso que possibilita movimentos para frente e para trás ou giros ao redor do próprio eixo.
Trapézio: existem dois tipos de exercícios. O mais conhecido é o salto de um trapézio para o outro, em que o aluno exercita os braços e as pernas de maneira pendular. No outro, o trapézio fica próximo ao solo e permite que o praticante faça uma série de movimentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação