Revista

De Cuiabá a Paris

A cozinha matogrossense preza o alimento fresco, as cores dos temperos, os peixes de água doce. Trabalhar esses elementos com técnica francesa promete delícias

postado em 23/06/2013 08:00

Se dividíssemos o Brasil pelas características culinárias das regiões, provavelmente não seríamos um país continental. São tantas formas diferentes de usar o que é produzido aqui, somado à quantidade de biomas capazes de gerar insumos diferentes, que, em cada cidade que você chega, é capaz de descobrir um sabor novo ou uma forma diferente de cozinhar um prato conhecido. Uma cidade capaz de garantir várias descobertas como essa é Cuiabá, no Mato Grosso. Lá, carnes, peixes e frutas tropicais abundam, em receitas fáceis, mas cheias de cores.

"Posso caracterizar a culinária de Cuiabá como uma cozinha simples, porém rica em sabores. Encontradas em todo o estado, as frutas tropicais são mais coloridas e mais perfumadas. É, sem dúvida, uma culinária que poderia representar bem o Brasil em qualquer lugar do mundo", garante a chef Eliane Carvalho. Ela se valeu da experiência de ter nascido na capital matogrossense, mas também aprendeu muito com a culinária francesa. De acordo com ela, os pratos típicos não levam ingredientes muito elaborados. Além de carne bovina, há a preferência por peixes, como o pintado, o pacu, o dourado e a piraputanga.

"Os produtos naturais da terra estão presentes em todas as mesas cuiabanas: a banana da terra, a farinha de mandioca e a carne de sol", garante Eliane. A banana da terra, inclusive, faz parte do risoto à la Babette, cuja receita você confere ao lado. O prato, afrancesado, foi criado em homenagem ao filme A festa de Babette, película dinamarquesa de 1987 que fala de uma francesa que prepara um jantar típíco de seu país na Dinamarca. Outra mistura francesa e cuiabana é a que combina queijo brie com compota de goiabinha.

"A culinária de Cuiabá é uma explosão de cores e uma grande diversidade de sabores, 100% tropicais, intensos e de fácil identificação", resume Eliane. Após se formar na renomada escola francesa Le Cordon Bleu, em Paris, a chef disse ter percebido uma característica da culinária do país que, talvez, seja a chave para tanto sucesso: ao aprender as técnicas, descobre-se que elas podem ser empregadas no preparo de qualquer prato da gastronomia mundial.


A cozinha matogrossense preza o alimento fresco, as cores dos temperos, os peixes de água doce. Trabalhar esses elementos com técnica francesa promete delícias

Ingredientes:
200g de massa folhada congelada
2 xícaras (chá) de alho-poró fatiado
100g de bacon defumado cortado em cubos
200g de carne de sol desfiada
200g de catupiry
150g de queijo gruy;re
2 colheres (sopa) de cebola picada
50g de manteiga
Pimenta a gosto
1 ovo para pincelar

Modo de preparo:
Corte quatro discos de massa folhada (use um pires pequeno). Corte mais 04 discos, 1cm maior que os 4 primeiros. Reserve na geladeira. Afervente os cubinhos de bacon por 10 minutos, escorra e frite. Reserve. Refogue a cebola picadinha na manteiga, adicione o alho poró fatiadinho e cozinhe por 5 minutos, junte os cubinhos de bacon fritos, tempere com pimenta moida na hora. Reserve. Misture a carne de sol com o queijo catupiry. Reserve.

Montagem:
Coloque os 04 discos de massa folhada menores numa assadeira untada, distribua o alho poró nos quatro discos fazendo um montinho (deixe sobrar uma bordinha) separe a carne de sol misturada c/ o catupiry em 4 bolas, coloque uma bola s/ cada disco , uma porção do queijo gruy;re e o alho poró, vire as bordas para cima , pincele um pouco de ovo batido e cole o disco maior por cima formando uma tortinha , pincele com ovo batido e deixe gelar por pelo menos 30 minutos antes de assar. forno pré-aquecido a 180 graus por 25 minutos. antes de assar, faça um furo central na parte de cima da tortinha para sair o vapor enquanto assa.

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 4 porções

Leia na edição impressa a íntegra da matéria e a receita do Risoto à la Babette

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação