Revista

Mergulho no azul

Bela e rara, a turmalina paraíba se destaca pela cor. As joias com a pedra têm feito sucesso e viraram objetos de desejo de muitas mulheres

Renata Rusky
postado em 21/07/2013 08:00
Bela e rara, a turmalina paraíba se destaca pela cor. As joias com a pedra têm feito sucesso e viraram objetos de desejo de muitas mulheres
Os diamantes nem sempre são os melhores amigos das mulheres. Agora, por exemplo, uma pedra específica tem mexido com a cabeça das apaixonadas por joias. A designer de joias Deise Aviz garante: "Hoje, a turmalina paraíba é a pedra de cor mais desejada do mundo". Descoberta há cerca de 30 anos no estado que lhe dá nome, a pedra preciosa se diferencia das turmalinas tradicionais pela presença do cobre em sua composição, o que lhe confere uma cor azul fluorescente e um brilho nunca visto em uma turmalina.

De acordo com Marco Antônio Attiê, proprietário da joalheria brasiliense Pedrart, a pedra, em alguns casos, pode ser até três vezes mais cara que um diamante. O preço está relacionado à novidade e também à raridade da turmalina paraíba. "Enquanto se produz 20 mil quilates de turmalina paraíba por ano, produz-se mais de 100 milhões de quilates de diamantes", compara Christian Hallot, embaixador da joalheria H. Stern. No Brasil, há apenas duas minas onde a pedra pode ser encontrada. Na África, encontram-se algumas em Moçambique e na Nigéria.

Embora as pedras brasileiras e africanas tenham a mesma composição, não chegam a ser iguais. "Não existe uma regra, mas uma tendência. Por um lado, as africanas tendem a ser mais claras e menos brilhantes. Por outro, elas são bem maiores que as brasileiras", contrapõe Danier Sauer, geólogo, gemólogo e proprietário da joalheria Amsterdam Sauer. As turmalinas paraíbas brasileiras dificilmente terão mais de cinco quilates.

Tudo isso faz com que uma joia de turmalina seja muito exclusiva e que talvez não tenham vida longa, a não ser que mais minas sejam encontradas. Enquanto isso, algumas joalherias, como é o caso da Pedrart, preferem trabalhar com o cliente o design das joias. É tão difícil encontrar duas pedras perfeitamente iguais que quase não se vê brincos de turmalina paraíba com uma pedra só.

A pedra é valorizada aqui e também fora do país. Com tradição em negócios de joias na família, Attiê vai a pelo menos quatro feiras internacionais de pedras preciosas por ano, nos Estado Unidos, na Europa e na Ásia. E garante: "Com o topázio imperial, a turmalina paraíba é das pedras mais procuradas nos estandes do Brasil". No ano passado, a atriz norte-americana Uma Thurman foi fotografada no baile da Brazil Foundation, em Nova York, usando um par de brincos de turmalina paraíba criado pela designer brasiliense Carla Amorim.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação