Revista

Trono de sucesso

Série de livros adaptada para a televisão, Game of Thrones tem conquistado uma legião de fãs mundo afora. Sem mocinho ou bandido, cada episódio surpreende o telespectador

postado em 04/08/2013 08:00

Série de livros adaptada para a televisão, Game of Thrones tem conquistado uma legião de fãs mundo afora. Sem mocinho ou bandido, cada episódio surpreende o telespectadorEm 1991, o então roteirista hollywoodiano George R. R. Martin seguia frustrado. Apesar de ver suas histórias tornarem-se episódios de seriados importantes, todas as suas criações autorais eram recusadas, sempre com a mesma desculpa: restrições orçamentárias que a televisão impunha aos autores. Ele decidiu retornar à mais antiga paixão, a escrita. Refugiou-se em uma fazenda e começou a escrever um dos maiores fenômenos literários do início do século 21: A Guerra dos Tronos ; As crônicas de gelo e fogo. Game of Thrones, seu nome original, foi adaptada para a televisão e se tornou uma das séries mais bem-sucedidas de todos os tempos.

O primeiro livro, lançado em 1996, apresenta o continente fantástico de Westeros. Fã de J. R. R. Tolkien, criador da saga O Senhor dos Anéis, Martin também leu muito sobre as guerras da Idade Média. Porém, diferentemente do ídolo, ele não impõe maniqueísmo aos personagens. Em Game of Thrones, não existem mocinhos e bandidos definidos, fugindo da estrutura clássica do herói. Além disso, buscando essa verossimilhança com o tempo histórico, o período de vida dos personagens é curto, seja por motivos naturais, seja pelo mais comum: as batalhas.

Assim, desista de ter um preferido ; ele pode morrer no capítulo seguinte. Atualmente, a saga conta com cinco livros escritos. Na televisão, acaba de ser concluída a terceira temporada. A promessa são de sete livros. Ainda não há contrato fechado para todas as temporadas. Mas os fãs rezam todas as noites para que tudo dê certo.

Sexo e violência
Um dos pontos que mais chama a atenção no seriado é a quantidade de cenas de sexo e violência. Porém, a HBO não barra o texto. Dessa forma, fica mais evidente a maneira como Martin conta sua história nos livros: cada capítulo impresso é narrado sob o ponto de vista de um personagem.

Westeros
Continente onde se passa a história e onde está a nação dos Sete Reinos. Por gerações, foi dominada pela Casa Targaryen, usando dragões para garantir seu poder. Uma conspiração de lordes feudais retirou os Targaryen do trono, e é a partir daí que eventos políticos mergulharam Westeros em uma nova Guerra dos Tronos. Na capital, Porto Real, é onde está o rei. O nome surgiu na época em que Aegon, o Conquistador, uniu os sete reinos sob uma única coroa. Como na Terra Média de J. R. R. Tolkien, Martin criou mapas, povos, línguas e costumes para cada uma das áreas.

As casas
Após conquistar e unificar os reinos de Westeros, o Conquistador recebeu fidelidade das "grandes casas", ou seja, das famílias mais poderosas do continente. No livro, há várias casas:

Casa Baratheon, simbolizada por um alce;
Casa Tyrell, simbolizada por uma rosa dourada;
Casa Lannister, simbolizada por um dragão;
Casa Stark, simbolizada por um lobo e única a se opor ao novo rei;
Casa Greyjoy, simbolizada por um polvo;
Casa Trully, simbolizada por uma truta;
Casa Martell, simbolizada por uma lança cruzando o sol

Dragões
Aparentemente extintos há 150 anos, quando a Casa Targaryen caiu, eram usados como símbolo de poder. Tinham como únicos resquícios de sua existência pedras que se assemelhavam a ovos da espécie. Daenerys Targaryen é a última remanescente dos Targaryen e considerada a mãe dos dragões.

Leia a íntegra da matéria na edição impressa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação