Revista

Trono vago no reino da moda

Durante 16 anos, o estilista Marc Jacobs esteve à frente da Louis Vuitton. Agora, o designer se despede com o objetivo de criar o próprio império

postado em 13/10/2013 08:00

Durante 16 anos, o estilista Marc Jacobs esteve à frente da Louis Vuitton. Agora, o designer se despede com o objetivo de criar o próprio impérioA linha do tempo dos fatos que mudaram os rumos da moda neste início de século acaba de ganhar mais uma data de destaque: no último dia 2, o estilista Marc Jacobs desfilou sua última coleção à frente da Louis Vuitton, confirmando a boataria e encerrando um período de 16 anos à frente da linha prêt-à-porter da casa francesa. O grupo LVMH, detentor da marca, manteve o suspense sobre a permanência do designer na direção criativa da grife até minutos depois do desfile. Segundo o diretor-executivo da marca, Michael Burke, Marc Jacobs deixa a maison, mas não a moda. Ele passa agora a se dedicar exclusivamente à sua marca própria, que divide com o sócio, Robert Duffy, e com a própria LMVH, que detém a maior parte do negócio.

A intenção é abrir o capital da marca na bolsa de valores, a exemplo da grife do estilista Michael K;rs, lançada no mercado de ações há um ano e com faturamento anual já na casa dos US$ 2,2 bilhões. "Estamos fazendo o que é bom para Marc e para o futuro da sua empresa. O seu desejo é de levá-la ao próximo nível", declarou Burke sobre a saída do estilista. Mas, apesar do clima amistoso diante da mídia, o que corre nos bastidores é que Marc Jacobs e Duffy não estariam se entendendo com Bernard Arnault, presidente da LMVH, e dono de 70% da marca que leva o nome de Jacobs. O estilista e o sócio estariam tentando negociar para que Arnault abrisse mão de parte da sua cota na grife para que se criasse uma joint venture entre eles, algo que, diz-se, o bilionário da holding não estaria disposto a considerar.

Boatos à parte, Arnault deve boa parte do peso que o nome Louis Vuitton carrega atualmente ao estilista. Em 1997, quando assumiu a direção criativa da marca, a Louis Vuitton nem sequer tinha uma linha de vestuário. Levar o DNA da label centenária das suas malas para as roupas era justamente o desafio proposto pela casa quando ele foi convidado a entrar para o time. Nesses 16 anos, o designer nova-iorquino transformou a tradição da grife para fabricar bagagens e bolsas em superpotência das passarelas mundiais e lançadora absoluta de tendências ; a última, apresentada na coleção de inverno da marca, é o slip dress, um vestido com cara de camisola que, embora controverso, ganhou capas de revistas e vitrines mundo afora. "Ele emprestou um novo sentido ao cargo de diretor-criativo e fez parte de todo um movimento de renovação da marca, que basicamente se dedicava a artigos de couro de alta qualidade e que então passou a laboratório de experimentação e lançamento de tendências", analisa Marco Antônio Vieira, pesquisador e consultor em negócios e design de moda.

Para além dos editoriais de moda e dos desfiles históricos, o sucesso da era Jacobs também se traduz em números: segundo a Vogue norte-americana, em 10 anos, desde a contratação do estilista, o faturamento da Louis Vuitton mais que quadruplicou. "Era um dos estilistas nos quais as pessoas mais prestavam atenção nas semanas de moda. Me pergunto quem terá coragem de assumir o seu lugar", continua Marco Antônio.

Um palpite: o nome que tem sido cotado desde que os rumores sobre a saída de Marc Jacobs começaram é o de Nicolas Ghesqui;re, um dos grandes destaques da moda da última década, responsável pelo renascimento da Balenciaga na fila A das passarelas, e que ele deixou em novembro do ano passado por divergências. A Balenciaga pertence ao grupo Kering, concorrente da LVMH no mercado de luxo.

Nos bastidores
Teve celebridade brasileira na primeira fila do desfile de despedida de Marc Jacobs na Louis Vuitton. Sabrina Sato esteve em Paris a convite da marca e de uma revista brasileira, e marcou presença na apresentação, vestindo um dos slip dresses da última coleção. Depois do desfile, foi recebida no camarim pelo estilista e teria ainda ouvido um "obrigado" em bom português.

JACOBS FOREVER
Quatro momentos marcantes na trajetória do estilista

Durante 16 anos, o estilista Marc Jacobs esteve à frente da Louis Vuitton. Agora, o designer se despede com o objetivo de criar o próprio império
1. As orelhas de coelho do verão 2009.
2. As bolsas grafitadas por Stephen Sprouse para o verão 2001 da Louis Vuitton.
3. Kate Moss desfilando em sua coleção primavera verão 2012.
4. As modelos descendo escadas rolantes em pares para o verão 2013.

Leia a íntegra da matéria na edição impressa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação