Revista

Música e exercício

O neurologista Ricardo Teixeira fala sobre a pesquisa que mostra a influência da música no exercício físico

postado em 21/10/2013 15:38

O neurologista Ricardo Teixeira fala sobre a pesquisa que mostra a influência da música no exercício físico

Dr. Ricardo Teixeira

É claro que a música dá uma força na hora do esforço físico.
Ajuda mais ainda quando fazemos a música.

Pesquisadores do Instituto Max Planck na Alemanha, junto a outros grupos de pesquisa, demonstraram que a música ajuda na hora de fazer um esforço físico não simplesmente por distrair a atenção do sofrimento do corpo. A música realmente é capaz de reduzir o esforço na hora de executar uma tarefa.

Para chegar a essa conclusão os cientistas realizaram experimentos em que voluntários tinham que se exercitar em um aparelho de musculação ora ouvindo uma música de forma passiva, ora ouvindo a música, mas podendo interferir na sua estrutura de acordo com o ritmo que imprimiam no aparelho. Eles ainda eram monitorados quanto ao consumo de oxigênio e a experiência subjetiva do esforço físico.
Quando eles ;produziam; a música, a percepção do esforço era menor e os músculos realmente eram mais eficientes: faziam o corpo consumir menos energia. Esses resultados fazem a gente a entender melhor o efeito positivo do coro de trabalhadores braçais. O estudo foi publicado nesta última semana no respeitado periódico Proceedings of the National Academy of Science.

* Dr. Ricardo Teixeira é neurologista do Instituto do Cérebro de Brasília e professor da pós-graduação em divulgação científica e cultural da Unicamp. Escreve às segundas neste espaço. Contato:

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação