Revista

Feijão maravilha

Conheça as variedades e o valor nutritivo do grão mais presente na mesa do brasileiro

postado em 17/11/2013 08:00

Conheça as variedades e o valor nutritivo do grão mais presente na mesa do brasileiro

Aos que estão acostumados àquele feijão carioca do dia a dia e aos excessos justificáveis da sua variante preta nas feijoadas, saibam que o grão tem 14 espécies diferentes espalhadas pelo mundo. Que o sucesso dele é compartilhado em todo o Brasil não é novidade. Mas não é todo mundo que sabe o porquê do seu poder nutritivo ser tão celebrado. "O perfil nutricional das variedades de feijão é bem parecido. Em média, eles têm cerca de 20% de proteínas e 50% de carboidratos. As variações são pequenas, mas fazem diferença na dieta", explica a nutricionista Simone Rocha.

De acordo com ela, todos os tipos de feijão têm fibras, principalmente o branco. Elas fazem com que a absorção dos carboidratos contidos no arroz se torne mais lenta, dando mais tempo para a sensação de saciedade, o que é uma vantagem para os que seguem uma dieta regrada e não querem correr o risco de beliscar fora de hora. "A farinha de feijão branco dificulta a absorção de carboidratos", explica. Isso ocorre por conta da proteína faseolamina. Ela faz com que a glicose tenha mais dificuldade em ser assimilada pelo organismo. "Manter o feijão na dieta é importante para o controle do diabetes", completa Simone. Seu consumo só deve ser moderado nos casos de altas taxas de ácido úrico.


Tacu Tacu Taypá

Ingredientes:
120g de feijão cozido e processado (à escolha)
80g de arroz branco cozido
10g de cebola chinesa cortada em finas fatias
5g de alho em pasta
40g de filé mignon cortado em tiras
50g de cebola
35g de tomate sem pele e semente
20ml de vinagre
30g de lula
40g de camarão
20ml de molho de soja
2 unidades de mexilhão
10g de pimenta ají panca em pasta
Pimenta ají amarillo cortada em tiras
3g de coentro cortado finamente
100ml de caldo de carne
Orégano e cominho a gosto

Modo de preparar:
Bata com uma colher de madeira para desfazer os feijões até que se forme um purê cremoso. Esquente o azeite em uma panela grande e salteie a cebola e o alho até que eles fiquem dourados. Acrescente a pasta de ají, orégano e cominho e cozinhe por mais alguns minutos. Em seguida, acrescente o arroz cozido e misture bem com os feijões. Tempere com sal a gosto. Retire do fogo. Esquente azeite em uma panela pequena e acrescente uma porção da mistura feita anteriormente. Mexa várias vezes com a ajuda de uma espátula para evitar que grude. Retire e coloque em um prato que a mantenha quente, enquanto prepara o resto. Refogue e tempere o filé e, em seguida, acrescente os mariscos e o ají amarillo em tiras. Mexa tudo. Acrescente cebola, vinagre, molho de soja e coentro. Dê mais textura com o caldo de carne e, por fim, acrescente o tomate.

Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 1 porção

Leia a reportagem completa na edição n; 444 da Revista do Correio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação