Revista

Abusou na ceia?

Veja como se recuperar dos excessos. Frutas verdes, por exemplo, ajudam a desintoxicar o organismo

postado em 22/12/2013 08:00

Veja como se recuperar dos excessos. Frutas verdes, por exemplo, ajudam a desintoxicar o organismo


Fim de ano é sinônimo de comemorações. Confraternizações, festa de réveillon e de Natal. A comilança faz parte das reuniões entre amigos, familiares e colegas de trabalho e pode se tornar o maior dos vilões na busca do corpo saudável.
Para o especialista em nutrição esportiva Clayton Camargos, a melhor estratégia não deve ser a tentativa de ;compensação;, mas a retomada da alimentação saudável já no dia seguinte ao evento. ;É perigoso esse pensamento de compensar o que comeu durante a festa. Os dias posteriores são muito importantes para a reposição de nutrientes que foram perdidos durante a noite, principalmente se a pessoa ingeriu bebidas alcoólicas;, diz Clayton.

Para ele, o período de três a cinco dias depois da noite de Natal é essencial para se recuperar fisicamente dos exageros cometidos. ;Nesse período, é imprescindível aumentar a hidratação corporal. Além disso, evitar alimentos com grande concentração de gordura, sódio e açúcar. O aumento dos níveis dessas substâncias são facilmente verificáveis logo após os exageros alimentares e dão muito trabalho ao fígado e aos rins;, explica o especialista.

Ainda segundo o nutricionista, aqueles que costumam se culpar muito pelo que ingeriram devem tentar ser comedidos durante a festa. Uma boa dica é comer as frutas que tradicionalmente decoram as mesas de Natal e, às vezes, do ano-novo. ;Castanhas e nozes são muito indicadas para dar uma sensação de saciedade antes da ceia;, acrescenta.

As frutas de tons esverdeados também são recomendadas para os dias subsequentes à festa. ;Uva verde, limão, kiwi ou maçã verde têm um efeito verdadeiramente desintoxicante para o corpo. Também é interessante consumir água mineral, que ajuda muito a repor os minerais perdidos. Os sucos dessas frutas também são uma ótima maneira de iniciar o dia seguinte aos exageros;, diz o especialista.

A servidora pública Priscila Andrade, de 31 anos, não pretende deixar que a ceia de Natal atrapalhe seu caminho rumo à boa forma. Empolgada com os resultados da reeducação alimentar aliada aos exercícios, Priscila diz que vai continuar os treinos mesmo no feriado do dia 25. ;Com esse tanto de festas em dezembro, se você não mantiver uma disciplina, fica difícil. Estou muito empolgada com meu emagrecimento, e os exercícios me dão um estímulo muito forte. O problema é o povo lá em casa me chamando de doida por ir malhar no dia de Natal!”, diz, bem-humorada.

Apesar de garantir que não vai se exceder durante a ceia, Priscila não pretende deixar de se divertir na festa. ;Não tenho a intenção de comer muito, primeiro por causa da reeducação alimentar, depois porque vou compensar o que não comi no champanhe;, brinca Priscila.

Leia a reportagem completa na edição n; 449 da Revista do Correio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação