Revista

História fotografada

O emblemático calendário Pirelli completa 50 anos com uma versão especial: a edição das fotos de 1986, clicadas por Helmut Newton, e que não chegou a ser publicada naquele ano

postado em 05/01/2014 08:00

O emblemático calendário Pirelli completa 50 anos com uma versão especial: a edição das fotos de 1986, clicadas por Helmut Newton, e que não chegou a ser publicada naquele anoCarros possantes, mulheres bonitas e cenários paradisíacos. O calendário Pirelli vem unindo há 50 anos esse trio, capaz de conquistar homens dos mais diversos tipos, em cliques artísticos feitos pelos maiores nomes da fotografia mundial. Em 2014, a celebração do cinquentenário será em grande estilo. As 12 imagens que compõem o calendário eram guardadas pela marca e deveriam ter feito parte do que seria lançado em 1986. Naquele ano, o lendário fotógrafo Helmut Newton teve de deixar o set às pressas, após a morte da mulher, e o trabalho realizado só foi revelado agora.

A surpresa foi maior para a ex-modelo brasileira Betty Prado. Ela, que trabalhou em Nova York por 16 anos, foi uma das musas de Newton e convidada por ele para fazer parte do grupo que fotografou na Toscana em 1985. Mesmo já conhecida à época, ela sabia bem o poder que aquele produto tinha e como ele seria importante para a sua carreira. "Naquele ano, fiquei muito frustrada porque era o trabalho dos sonhos de todas as modelos. E, na minha memória, sabia que as fotos daquele calendário estavam entre as melhores de Newton."

O emblemático calendário Pirelli completa 50 anos com uma versão especial: a edição das fotos de 1986, clicadas por Helmut Newton, e que não chegou a ser publicada naquele ano

1. Uma das mais emblemáticas fotos feita por Mario Testino de Gisele Bündchen
2. A top brasileira Adriana Lima pelas lente de Patrick Demarchelier, no Rio de Janeiro
3. A supermodelo dos anos 1980 Cindy Crawford
4. A polêmica e linda Kate Moss também já brilhou nas folhinhas do calendário

Um pouco de história
O calendário Pirelli é conhecido como The Cal; e sua primeira edição era um produto exclusivo da subsidiária da marca de pneus no Reino Unido. Sua história vai completar 50 anos e pode ser dividida em três fases:

De 1964 a 1974: os primeiros 10 anos do calendário ficaram marcados pela ascensão dos Beatles e toda a referência constestadora de uma época associada à contracultura e ao rock;n;roll. As modelos eram novatas e o produto começou a trabalhar de forma a unir estética e cultura. Apesar da sua suspensão por 10 anos, a partir de 1974, ele ainda continuou no imaginário popular, em coletâneas que o celebravam.

De 1984 a 1994: a partir de 1984, as fotos começam a apresentar, de forma discreta, uma alusão à empresa. Em 1987, o primeiro calendário, apenas com modelos negras, tinha Naomi Campbell, com apenas 16 anos, como um dos destaques. Em 1990, Arthur Elgort fez 12 fotos em preto e branco, dedicadas às Olimpíadas.

De 1994 até os dias atuais: a partir de 1994, o calendário se torna, de fato, um produto de comunicação. A citação aos pneus deixa de existir e ele se torna apenas uma forma de expressão artística. Naquele ano, Cindy Crawford, Helena Christensen, Kate Moss e Karen Alexander representam "as mulheres dos anos 1990 e seu lugar no mundo: corajosas e sedutoras, belas por dentro". Essa década é marcada por mulheres que, além de lindas, representam o início da época das supermodelos. Pelas lentes de Richard Avedon, Naomi Campbell volta ao calendário, junto a Christie Turlington. Peter Lindbergh clicou Carré Otis, Eva Herzigova e Nastassja Kinsky, em 1996, e Monica Belluci foi um dos destaques de 1997. No ano seguinte, homens famosos do cinema e da música dão uma cara diferente ao calendário, entre eles Bono Vox e John Malkovich. Os fotógrafos Herb Ritts e Annie Leibovitz também fazem parte do cast.

Para a chegada do século 21, Gisele Bündchen é a estrela, nas fotografias de Mario Testino. O Brasil foi homenageado em 2005 por Patrick Demarchelier, e uma ainda iniciante Adriana Lima representava as belezas do país nas praias de Ipanema e Copacabana. O país voltou a ser tema em 2013, quando Steve McCurry, um dos mais famosos fotojornalistas do mundo, contou a transformação social do país em fotos com personalidades como Sônia Braga e Marisa Monte.

O emblemático calendário Pirelli completa 50 anos com uma versão especial: a edição das fotos de 1986, clicadas por Helmut Newton, e que não chegou a ser publicada naquele ano

Curiosidades
1 - O primeiro calendário Pirelli nasceu em 1964, pelas lentes do fotógrafo inglês Robert Freeman, que trabalhou com os Beatles. A primeira locação foi em Maiorca, na Espanha.
2 - Em 2014, são dois calendários: o primeiro, feito pelos fotógrafos Peter Lindbergh e Patrick Demarchelier, teve fotos tiradas em Nova York, nos Estados Unidos. Nele, as modelos brasileiras Isabelli Fontana e Alessandra Ambrósio estampam os meses do ano ao lado de beldades como Karolina Kurkova, Alek Vek e Miranda Kerr.
3 - Porém, a verdadeira cereja do bolo são as 12 imagens clicadas em 1985 pelo lendário fotógrafo Helmut Newton. À época, ele teve de abandonar o set ao descobrir que a esposa teve uma parada cardíaca. Seu trabalho ficou guardado pela Pirelli, que, naquele ano, escalou o americano Bert Stern para ser o responsável pela edição que viria a ser lançada em 1986.
4 - O calendário ficou 10 anos sem ser publicado: entre 1974 e 1984, a recessão mundial fez com que o trabalho de arte tivesse de parar.
5 - A comemoração ainda vem com uma coincidência: os dias das semanas em 1986 são os mesmos que em 2014.

Leia a íntegra da matéria na edição impressa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação