Revista

Sem cigarro a cuca fica mais legal

O neurologista Ricardo Teixeira aponta estudo segundo o qual parar de fumar faz bem para o cérebro

postado em 17/02/2014 11:59

O neurologista Ricardo Teixeira aponta estudo segundo o qual parar de fumar faz bem para o cérebro

Por Ricardo Teixeira*


Menos enfisema pulmonar, menos câncer, menos doenças cardiovasculares. Parar de fumar traz todos esses benefícios, mas a saúde mental também melhora. O British Medical Journal publicou na última semana uma metaanálise sobre o tema e conclui que ficar longe do cigarro tem o efeito comparável ao de um tratamento com medicações antidepressivas para transtornos de humor e ansiedade.

Muitos fumantes têm receio de parar de fumar, pois podem perder os supostos benefícios que o cigarro oferece ao equilíbrio psíquico. Médicos também têm receio de propor a interrupção do tabagismo e pacientes com transtornos mentais.
Pesquisadores das universidades de Birmingham, Oxford e King;s College London analisaram os resultados de 26 pesquisas que compararam a saúde mental antes e depois de parar de fumar. Participantes tinham uma média de idade de 44 anos e fumavam em torno de 20 cigarros por dia.

Os pesquisadores demonstraram que parar de fumar reduziu sintomas depressivos, ansiedade, estresse, e melhorou índices de satisfação com a vida e sentimentos positivos. Esses efeitos foram observados tanto na população geral como em pacientes com doenças psiquiátricas. Os resultados podem ajudar a quebrar a crença dos médicos e familiares que não se deve mexer no cigarro de quem sofre de algum transtorno mental. Podem servir também como mais um incentivo para quem está pensando em parar de fumar.

* Dr Ricardo é doutor em neurologia pela Unicamp e diretor clínico do Instituto do Cérebro de Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação