Revista

Pegos pelo estômago

Cozinhar com segundas intenções é uma arte, ensina o chef Guga Rocha, autor do bem-humorado livro Receitas para pegar mulher

postado em 23/02/2014 08:00

Cozinhar com segundas intenções é uma arte, ensina o chef Guga Rocha, autor do bem-humorado livro Receitas para pegar mulherHá poucas frases mais sonoras para mim do que: "Vem aqui que faço jantar para você". Sempre considerei que, se alguém se dispõe a cozinhar para o outro, ela já merece mais atenção. Afinal, não é de agora que venho reiterando o quão preparar comida tem de ser um ato de amor. E, se essa preparação vem na expectativa de que um relacionamento aconteça, deve ser ainda mais celebrada.

O chef Guga Rocha concorda comigo. Ao ponto de ter dedicado um livro inteiro a receitas que podem ajudar você a conquistar. Apesar do título brincalhão ; Receitas para pegar mulher (Editora Matrix) ;, o autor garante: a obra quer mesmo é ajudar aqueles homens que se consideram pegadores a se tornarem mais românticos. "É um livro que celebra o amor. Na parte que sugiro receitas para grávidas, não digo que o cara deve ficar com uma. Na verdade, são receitas para o marido cozinhar para a esposa que espera o filho", explica.

O livro é dividido em estereótipos femininos, como grávidas, executivas e virgens. São pratos simples, que buscam reforçar a habilidade nas panelas como um diferencial para quem deseja impressionar em uma refeição a dois. "Saber cozinhar é uma vantagem em todos os âmbitos. Ele é um ato de doação e, se alguém faz um jantar para você, é sinal que ela merece mais entusiasmo", frisa Guga. Mas essa habilidade não precisa ser a de um grande chef.

Guga afirma que ninguém precisa ser profissional para se dar bem com as receitas do livro. "Sempre valorizo o produto, e os pratos foram pensados da forma mais confort food possível. Qualquer pessoa pode fazer, em qualquer lugar." Se ainda surgir um receio, ele lembra que é sempre interessante testar antes, com um amigo ou um parente. "Sem se esquecer do pré-preparo, que é deixar todos os ingredientes prontos para o momento de cozinhar." Outros pontos que ele levou em consideração foram o tamanho das cozinhas e a qualidade das panelas que normalmente temos em casa, que não são iguais às dos grandes restaurantes.

"Com relação aos ingredientes, busquei itens frescos e fáceis de encontrar, trazendo para a realidade dos homens de hoje. Um prato feito com ingredientes ruins nunca será bom. Mas ingredientes bons podem se tornar pratos ruins se não forem bem utilizados." Assim, em vez de sofrer na tentativa de impressionar sua convidada servindo um confit que de confit só terá o nome, você pode trabalhar receitas acessíveis e, ainda assim, gostosas. E, apesar do título, nada impede que as delícias sejam usadas por todas as sexualidades. "Já recebi vários agradecimentos de meninas dizendo que o livro as ajudou a conquistar suas namoradas", finaliza Guga.

Mariscos chupa-chupa


Ingredientes:
400g de mariscos frescos com conchas
1 dente de alho picado bem pequeno
1 cebola picada bem pequeno
1 tomate em cubos sem sementes
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de curry amarelo
1 xícara de vinho branco seco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 limão siciliano

Modo de preparo
Numa panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Junte então o marisco, o tomate e a salsa picada. Regue com o vinho branco e tampe a panela, cozinhe em fogo baixo até que as conchas se abram. Quando estiverem abertas, tempere com sal, pimenta e suco de limão. Sirva em seguida.

Dica do chef: "Aconselho dar umas sacudidas na panela para acelerar essa abertura; dispense os mariscos que não abrirem, pois podem não estar bons para o consumo".

Rendimento:
2 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação