Revista

Já é verão de novo?

Confira tudo o que rolou na São Paulo Fashion Week e saiba o que deverá ganhar as ruas brasileiras nos dias quentes de 2015

Enviada Especial
postado em 13/04/2014 08:00

São Paulo ; Terminou a São Paulo Fashion Week e a temporada de verão está oficialmente aberta ; mesmo que você mal tenha conseguido organizar o seu guarda-roupa para o inverno. Na 37; edição, a tenda montada para receber a SPFW virou uma grande galeria, uma forma de celebrar a relação que a moda invariavelmente mantém com a arte. Pelos corredores, 68 obras de fotógrafos diversos compunham a mostra Paisagem Entrópica, de curadoria do fotógrafo e crítico Eder Chiodetto.

Na passarela, o Brasil dominou a cartela de inspirações. Animale buscou em Pernambuco o ponto de partida da sua coleção. Amapô trouxe seu verão da Bahia. Ellus fez uma releitura ;sem clichês; do Brasil e Ronaldo Fraga homenageou Cândido Portinari em suas roupas. O resultado: rendas, tramas, florais e tropicais compõem o leque de tendências que devem bombar quando o verão, que acabou de partir, voltar. Nos comprimentos, os mínis, favoritos das brasileiras, perderam espaço nas apostas dos estilistas. Calças e saias nas canelas e bermudas comportadas foram se impondo desfile após desfile ; embora, na prática, fique óbvio que as minissaias e os vestidos não devem ficar de fora das lojas. Cropped com saia, casacos leves, transparência e brilho metalizado também prometem ganhar os closets na próxima estação. E atenção, fãs do look romântico: a década de 1950, com suas saias rodadas e cinturas marcadas, está de volta.

; A repórter viajou a convite da organização do evento.

Confira tudo o que rolou na São Paulo Fashion Week e saiba o que deverá ganhar as ruas brasileiras nos dias quentes de 2015

1. O styling: cropped %2b saia
Muita gente já cansou e havia quem acreditasse que essa temporada, finalmente, daria um basta na barriga de fora. Mas vai verão, vem verão, ela continua a toda, principalmente na sua versão mais ;sofisticada;: combinada a peças de cintura alta, escondendo o umbigo. Para o verão 2015, pense em saias godê bem rodadas, lápis com fendas profundas, pantalonas curtas ; tendência polêmica que já vinha sendo antecipada por grifes gringas ; e calças sequinhas de cintura superalta.

2. A década: 1950
No que depender das passarelas paulistanas, o verão vai ter perfume superfeminino. O clima é romântico, de saias rodadas, cintura alta e bem marcada, ombros arredondados, scarpins, florais de tons suaves. A mineira Patricia Motta e a Colcci apostaram forte no visual lady like e Alexandre Herchcovitch trouxe modernas divas cinquentinhas para a passarela, com direito a óculos de gatinho e armação delicada, sapatinhos de salto baixo e luvas. Moda para as fãs do look retrô fofo.

3. Nos pés: pesado
Nada de tirinhas finas, pés à mostra ou delicadeza nos pés do verão. Os sapatos que vieram acompanhando os vestidos leves, as transparências e as saias rodadas eram pesados, com sola emborrachada, tiras grossas, fivelas, plataformas, amarrações. O truque hit das passarelas da temporada é uma ótima forma de atualizar ou quebrar looks românticos. As amarrações em corda também foram aposta de vários estilistas: Colcci e Água de Coco puxaram a fila. As falecidas clogs ; tamancos de madeira que viraram ícone fashion há algumas (muitas) temporadas ; fizeram volta triunfante nos desfiles da Cavalera e da Triton, em clima 1970;s.

Confira tudo o que rolou na São Paulo Fashion Week e saiba o que deverá ganhar as ruas brasileiras nos dias quentes de 2015

4. A peça: saia copo de leite
O modelo do verão começa justo na cintura, desce até a altura das canelas e abre em um amplo babado no barrado. A Colcci apostou em modelos em denim, a Lolitta fez versões em tricô, dignas de festões, e a Água de Coco apostou em modelos estampados com corais e temas do fundo do mar, de onde saiu a inspiração do seu verão. A peça, muito justa, não é para todas.

5. O comprimento: mídi
Nada de mínis no verão mostrado na São Paulo Fashion Week. O comprimento que dominou as coleções é o mesmo mídi da temporada passada: tudo do joelho para baixo. Até as calças vieram obedecendo ao mesmo padrão, sequinhas e curtas, ou na versão que deve bombar na temporada quente: ampla, como uma pantalona. Mesmo os shorts não foram assim tão populares nas passarelas ; deram lugares a bermudinhas um pouco mais comportadas.

6. A cor: laranja
Não se anime muito com a cartela de cores do verão. A semana de moda paulistana foi de pretos, brancos, crus e terrosos. Mas o laranja achou espaço nas poucas brechas que a paleta monótona deixou. Veio em tons lavados na Triton, no denim da Amapô, no desfile vibrante da Movimento e mesmo na coleção sóbria e recatada de Pedro Lourenço.

Confira tudo o que rolou na São Paulo Fashion Week e saiba o que deverá ganhar as ruas brasileiras nos dias quentes de 2015

7. A estampa: florais e tropicais escuros
Consequência das muitas inspirações em temas nacionais ; flores, estados, cidades, biomas, culturas ;, a estampa que reinou nas coleções de verão foram os florais e os tropicais, a maioria multicoloridos aplicados sobre fundo escuro. As flores apareceram em Cavalera, Osklen, Amapô e Forum, que estampou em suas peças orquídeas gigantes do Pantanal.

8. O efeito: metalizado
Tem todo tipo de tecido metalizado no próximo verão: couro, tweed, seda. A maioria dos tecidos, no entanto, é quase líquida, dando efeito molhado na passarela. Para fugir do clichê dos verões, nada de dourado. Quase não se viu a cor nas coleções de verão. O chumbo, o cobre e o prateado devem dominar as produções brilhosas nas noites quentes.

9. O hit: tramas
Telas, tricôs de ponto aberto, tramas que imitavam o trançado de uma cadeira de palha. Os vazados ganharam destaque na Uma, nos vestidos e nas saias de Ronaldo Fraga, nas rendas da Animale, na Osklen, na alfaiataria chique de Wagner Kallieno. Bons para sobreposições fresquinhas e para casaquinhos frescos de verão.

Zoom: acessórios

Confira tudo o que rolou na São Paulo Fashion Week e saiba o que deverá ganhar as ruas brasileiras nos dias quentes de 2015

Leia íntegra da matéria na edição impressa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação