Revista

Um dedinho de prosa

Eduardo Mina reuniu em livro receitas que valem como histórias de vida. E vice-versa.

postado em 20/04/2014 08:00

Há uma pressão da nossa época que sempre me incomoda. Crianças e adolescentes são educados para sempre ;buscarem fazer o que gostam;, em vez de procurarem, naquilo que fazem, algo prazeroso. Quando digo isso, lembro da paixão que tenho pela minha profissão e, ao mesmo tempo, de quando tinha pouca autonomia e escrevia sobre assuntos que não considerava interessantes. Isso me tirava o prazer do jornalismo? Nunca. Porque sabia que, mesmo diante de um tema menos atraente, eu ainda estaria fazendo o que escolhi. Isso é buscar contentamento na adversidade.

É assim, claro, com quem cozinha. Fazer comida todo dia pode ser uma tarefa estressante, não importa se para clientes em polvorosa ou parentes que chegam para o almoço. É preciso ter amor, na forma mais poética da palavra. Porque é o amor que gera histórias, que transforma sabor e cheiro em lembrança, e que deixa uma receita ir além dos ingredientes e do seu modo de preparo. Eduardo Mina quis contar essas histórias. O livro Receitas que alimentam a alma é, antes de tudo, um apanhado de como juntar temperos pode render uma narrativa.

Nas 48 receitas apresentadas nas páginas, muito mais que bons pratos, você encontra pessoas que têm na cozinha uma forma de manter viva sua trajetória. ;A história de cada prato é que faz dele especial. Você começa a viajar na história, mesmo simples, de pessoas que gostam de servir: elas tiveram sofrimentos grandes e criaram um prazer em dividir;, afirma Eduardo. O autor estava em família, esperando o arroz de bacalhau da sua tia Zeza ficar pronto, quando pensou na necessidade que aquele prato tinha de ser mantido vivo.

Serviço
www.receitasquealimentamaalma.com.br

Eduardo Mina reuniu em livro receitas que valem como histórias de vida. E vice-versa.

Ingredientes
; 4 ovos inteiros
; 3 xícaras de açúcar
; 2 xícaras de leite
; 1 vidro de leite de coco
; 100g de coco ralado
; 100g de queijo parmesão ralado
; 2 colheres de margarina
; 4 colheres de farinha de trigo
; 1 colher de fermento

Modo de preparo
Bata primeiramente, no liquidificador, os ingredientes líquidos. Depois, vá acrescentando aos poucos, sem desligar o aparelho, os outros ingredientes, exceto o coco ralado e o fermento. Desligue o liquidificador e acrescente, delicadamente, o coco e o fermento. Unte e polvilhe com farinha uma forma redonda (aro 30), despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido (180; C).

Leia na edição impressa a íntegra da reportagem e a receita do Arroz de bacalhau com brócolis (arroz malandrinho)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação