Revista

Muito além da pimenta

A deliciosa cozinha tailandesa é praticamente desconhecida no Brasil. Hora de corrigir essa injustiça

postado em 27/04/2014 08:00

Quando se pensa em gastronomia tailandesa, há sempre aquela ideia inicial de que a comida será apimentada demais. O problema é que, como toda limitação culinária, achar que tudo se resume a esse sabor é perder as milhares de combinações que uma tradição rica como a da Tailândia pode oferecer. Uma visão limitada, que se reflete na pequena oferta de restaurantes thai no Brasil.

Tive a oportunidade de debater o assunto com a embaixatriz do país, Duangjai Charnbhumidol. ;Há apenas 10 restaurantes tailandeses no Brasil. Quando comparamos com os mais de 10 mil espalhados pelo mundo, há amplo espaço para que nossa cozinha seja introduzida aqui;, ela me disse. A partir de 2 de maio, aqueles que gostam e, mais ainda, os que não conhecem a cultura gastronômica do país asiático poderão saborear pratos típicos durante o festival que a embaixada realiza no Complexo Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel. Essa é a terceira edição do evento, que não acontecia desde 2011.

Diferentemente das versões anteriores, essa vai mais a fundo nos costumes tailandeses, com apresentações de dança. ;Assim, a Embaixada Real da Tailândia tem a honra de apresentar nossa comida e torná-la mais conhecida entre os brasileiros;, garante Duangjai. Além da capital, outros festivais vão ocorrer em São Paulo, Goiânia e no Paraná. O chef escolhido para essa edição é Natthanit Aunchalesungkat. Ele cuida do centro gastronômico de Chiang Mai, capital cultural do norte da Tailândia, e é formado pelo Centro Internacional de Formação em Gastronomia em Chiang Mai, sendo especialista em comida típica.
Segundo a embaixatriz, esses pratos recebem influências das quatro regiões do país: norte, nordeste (ou Isan), centro e sul. Cada receita compartilha ingredientes similares derivados daquela região e de países vizinhos: Birmânia, ao noroeste; a província chinesa de Yunnan e Laos, ao norte; Vietnã e Camboja, ao leste; Indonésia e a Malásia, ao sul da Tailândia. Apesar de ter chegado há pouco mais de um mês, a embaixatriz já encontrou lugares em Brasília com produtos usados na culinária do seu país e assegura que as receitas são fáceis de fazer em casa.

A deliciosa cozinha tailandesa é praticamente desconhecida no Brasil. Hora de corrigir essa injustiça

Ingredientes
; 1 pacote pequeno de macarrão talharim médio ou macarrão de farinha de soja (de molho na água até amolecer)
; 1/2 xícara de chá de
broto de feijão
; 1 ovo
; 1 colher de chá de amendoim torrado e picado
; 1 colher de chá de nabo em conserva
; 1/4 de xícara de chá de cebolinha nirá (cortada em pedaços de 2,5cm)
; 1/4 de xícara de chá de tofu
(em cubinhos)
; 1/2 colher de chá de alho frito
; 1 colher de chá de camarão
seco frito
; 2 colheres de chá de óleo de soja para a fritura

Ingredientes para o molho
; 2ml de suco de limão
; 4 colheres de chá de açúcar
; 2ml de suco de tamarindo
; 2ml de molho de peixe
; 1/2 colher de chá de
pimenta moída

Modo de preparo
; Escoe a água do macarrão.
; Para o molho, acrescente na panela açúcar, molho de peixe, suco de tamarindo, suco de limão e pimenta moída. Cozinhe em fogo brando até engrossar.
; Em uma frigideira, aqueça o óleo. Acrescente alho frito, camarão seco frito, tofu e nabo em conversa picado. Mexa até o aroma começar a exalar. Coloque os ingredientes de lado na frigideira.
; Quebre o ovo na frigideira e mexa bem. Então acrescente o macarrão e jogue um pouco de molho preparado na frigideira. Mexa até o macarrão secar. Misture todos os ingredientes juntos. Despeje o resto do molho na panela. Então, acrescente o broto de feijão, a cebolinha nirá e o amendoim torrado picado. Sirva em um prato.

Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 30 minutos

Serviço
Festival Gastronômico Tailandês
De 2 a 6 de maio,
a partir das 20h

Onde: The Old Barr ;
Complexo Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel

Endereço: SHTN Trecho 2,
Trecho 1, Conjunto 1B, Bloco C, Asa Norte

Telefone para reserva:
(61) 3424-7000

Valor: R$ 72 ; bebidas não alcoólicas incluídas

Leia a íntegra da matéria e a receita do Gaeng massaman nua; carne massaman ao curry na edição impressa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação