Revista

Frio gostoso

Quando a temperatura começa a cair, anunciando a seca, é hora de se render aos pratos e drinques quentinhos

postado em 18/05/2014 08:00

No frio, a culpa por comer demais é atenuada. Afinal, a gente fica tão quietinho e cheio de roupas que os movimentos mais fáceis de se fazer são o de mudar o filme na tevê e mastigar. A época de frio em Brasília é meio indecisa. Há momentos de temperatura amena e aquelas viradas que fazem você se arrepender de ter saído de casaco. Mesmo assim, restaurantes e cafés se preparam para a "friaca".

"Há sempre algo no cardápio que ajuda a esquentar", garante Jackson Machado, do Café do Chef. Ele conta que, além dos pratos comuns nesta época do ano, como sopas e chocolate quente, há muitas opções de cafés que se tornam drinques e matam dois desejos em um só gole. "O café permite alternativas infinitas e os que levam bebida alcoólica na receita se adaptam muito bem ao frio." Claro que exagerar não é de bom tom e nada de beber de barriga vazia.

De acordo com a nutricionista Cristiane Coronel, basta o termômetro cair para que comamos coisas fora do padrão. Afinal, o corpo aumenta o gasto metabólico na tentativa de manter constante a nossa temperatura corporal. "Por isso, chegam aqueles desejos de alimentos quentes e calóricos, com muito carboidrato e proteína. Então, come-se muito fondue, chocolate e queijos. Não é à toa que há tantas noites de queijos e vinhos nesses meses", brinca. Só que, claro, é preciso ficar atento para que o desejo de comer mais não se transforme em excesso de peso no fim da estação.

"Tendemos a ganhar peso no frio justamente por isso. Então, é preciso que tenhamos mais cuidado para que os pratos tradicionais da época não se tornem vilões", explica Cristiane. Em relação aos mais comuns, como as sopas, a nutricionista ensina que, em vez de engrossá-las com creme de leite, a opção é bater os legumes, além de pôr bastante alho, cebolas e ervas, que dão sensação de calor.

Quando a temperatura começa a cair, anunciando a seca, é hora de se render aos pratos e drinques quentinhos

Ingredientes
3 ovos inteiros
50g de shimeji
50 de champignon
1 fio de azeite
Alho picado a gosto
Cebola picada a gosto
10ml de molho shoyu
1 colher de chá de ciboulette
Manteiga para untar a frigideira

Modo de preparo
Recheio
Refogue o alho e a cebola no azeite e, depois, acrescente o champignon, o shimeji e o shoyu, cozinhando por 2 minutos.

Omelete
Unte uma frigideira antiaderente com manteiga. Acrescente os ovos levemente batidos ; esse é o segredo de uma boa omelete. Deixe em cozimento por 1 minuto. Com auxílio de uma espátula, vire a massa. Acrescente o recheio e dobre a omelete. Sirva com salada de alface coberta de parmesão ralado, azeitonas pretas e tomate seco.

Tempo de preparo: 5 minutos
Rendimento: 1 porção

Quando a temperatura começa a cair, anunciando a seca, é hora de se render aos pratos e drinques quentinhos

Ingredientes
35ml de licor Baileys
50ml de café espresso ou coado
35ml de leite vaporizado (vaporizar uma quantidade maior de leite integral, mas usar somente 35ml).
18g (uma colher de sopa) de açúcar mascavo
3 grãos de café torrado para decorar
Usar, a gosto, toda crema produzida pela vaporização do leite.

Modo de preparo
Em uma taça para espumante, adicione o açúcar mascavo. Em seguida, coloque o licor bem devagar, evitando que ele se misture com o açúcar. Na sequência, acrescente a crema (espuma do leite) resultante do leite vaporizado. Depois, o leite vaporidado (35 ml), bem devagar, em fio, em cima da crema. Por útimo, adicione, bem devagar e em fio, o café espresso. Para finalizar, decore com três grãos de café em cima da crema.

Dica
Para o preparo do leite vaporizado em casa, sem o auxílio da máquina de espresso, é importante saber que o leite vaporizado é um creme mais denso e muito mais adocicado ; resultante das moléculas de leite que se misturaram e acabaram se dobrando, dando mais sabor ao preparo. Ele tem um brilho como um marshmallow. O primeiro passo é a escolha do leite integral. Quanto mais gordura, mais creme. Também é importante não deixar o leite ferver. Quando começar a subir as bolhinhas, desligue o fogo. É possível obter o leite vaporizado por três processos: por meio da máquina de espresso caseira, pela cremeira e com o auxílio de um mixer, após o leite ser aquecido. O ponto certo é quando a mistura pode ser pega em um colher e virada sem cair.

Tempo de preparo: 5 minutos
Rendimento: 1 porção

Serviço:
Café Universal
SCLS 210, Bloco C, Loja 18
Telefone: (61) 3443-2089
Café do Chef
CLN 108, Bloco A, Loja 20
Telefone: (61) 3222-0021

Leia a íntegra da matéria na edição impressa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação