Revista

Próxima parada: estação inverno

Da moda à beleza; da programação cultural às experiências gastronômicas. A Revista preparou um guia para você desfrutar todas as delícias que os dias frios e secos de Brasília proporcionam

Juliana Contaifer
postado em 25/05/2014 08:00
Da moda à beleza; da programação cultural às experiências gastronômicas. A Revista preparou um guia para você desfrutar todas as delícias que os dias frios e secos de Brasília proporcionamO inverno só começa oficialmente em 21 de junho, mas o friozinho já vem dando os primeiros sinais. Acompanhado da seca, o inverno brasiliense é bem típico: nenhuma nuvem no céu, muita poeira e um vento gelado, que exige um casaco leve para o dia e um mais quente para a noite.

Segundo o meteorologista Manuel Rangel, a previsão para o mês de julho é de frio e secura. "A temperatura mínima esperada é de 12;C, mas, em 1; de de maio, já foram registrados 11,8;C, bem abaixo dos 15;C esperados para a época", afirma. Sem chuva, começam as primeiras queimadas e a fuligem piora a qualidade do ar.

Para se preparar bem neste mês que falta para a estação começar, a Revista montou um guia de ouro com ideias para aproveitar bem as baixas temperaturas. Separamos as principais tendências em moda, para tirar as roupas de frio do armário e arrasar nas ruas, explicamos os efeitos da seca na pele e nos cabelos, e damos dicas de maquiagem. ç

Da moda à beleza; da programação cultural às experiências gastronômicas. A Revista preparou um guia para você desfrutar todas as delícias que os dias frios e secos de Brasília proporcionam

Tirando do armário

Cuidados especiais com o couro
A limpeza normalmente é feita por profissionais, mas é possível também limpar o couro em casa. O ideal é lavar a peça à mão, com sabão neutro, e enxaguar várias vezes para retirar qualquer resíduo do sabão. Deve-se enxaguar com amaciante. Para secar, o indicado é colocar uma toalha seca para absorver toda a água e evitar manchas e deixar a peça na sombra por 48 horas. Como o couro é uma pele, a hidratação também é importante, e pode ser feito com hidratante comum ou lustra-móveis.

Para tirar o cheiro de guardado, a dica é colocar a peça ao ar livre, nunca no sol, e aplicar um aromatizante para roupas, por fora e por dentro, dando atenção para os punhos e a gola. Para tirar o mofo, que também é uma consequência do armazenamento prolongado, a receita é aplicar uma solução de bicarbonato com água, na proporção de um para 10, na parte embolorada, esperar 10 minutos e lavar.

Trate o veludo com carinho
As peças devem ser lavadas a seco, uma vez que o veludo é muito delicado e marca facilmente. Em casa, só é possível fazer uma lavagem superficial ; com uma solução de água e sabão neutro diluído, na proporção de um para 10 ;, passando a mistura no colarinho, nos punhos e nas axilas. Para remover a solução, o ideal é passar um pano com água, sem mergulhar ou centrifugar a peça. Em caso de manchas, aplicar a mistura ou um produto específico com o dedo ou com algodão.

Camurça com cara de nova
Uma das dicas para limpar camurça é esfregar a peça com um pano limpo embebido em aveia moída em movimentos circulares. Para remover o pó, é indicado o uso de uma escovinha para camurça, aquela de arame. Manchas secas podem ser removidas passando um pano macio e limpo, para tirar o excesso da superfície, depois, esfregando suavemente com a escovinha. Se a mancha não sair, esfregue cuidadosamente uma borracha no local.

Leia a reportagem completa na edição n; 471 da Revista do Correio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação