Revista

Um passeio pela 060

postado em 01/06/2014 08:00

A BR-060 sai de Brasília e vai até Mato Grosso do Sul, terminando na cidade de Bela Vista, fronteira com o Paraguai. Para os brasilienses, é a principal ligação com Goiânia. A estrada tem lindas paisagens goianas. Nesta época, ainda está verde e ganha uma nova atração: ipês-rosas. Duas cidades no meio do caminho, Alexânia e Abadiânia, têm sido cada vez mais visitadas por causa do lago de Corumbá. Depois que a 060 foi duplicada, muitos também preferem ir a Pirenópolis pela via. As sete curvas foram atenuadas e já não assustam como antes.

Só para ver os centenários ipês já valeria pegar a estrada neste domingo, almoçar ou lanchar em algum dos Jerivás e fazer uma feirinha com produtos locais. O primeiro Jerivá foi projetado pelo grande arquiteto Lelé. As primeiras colunas, ele mesmo ajudou a levantar. Outro pretexto pode ser a Feira do Troca, da pequena Olhos D;água. Hoje é o último dia, fica perto do Km 100. Muitos motociclistas, em motos estilo Harley Davidson, estão sempre curtindo a BR como em um road movie. São tantos que ganharam um enorme restaurante estilizado com vista para um vale.

No segundo semestre do próximo ano, pagaremos pedágios para atravessá-la. A BR-060 foi privatizada em 2013. A estrada também virou um polo de desenvolvimento econômico, com fábricas e centros de comércio. Há quem diga que, antes de 2050, os 200 quilômetros que nos separam de Goiânia estarão totalmente ocupados por equipamentos urbanos, emendando as duas capitais. Será que perderemos os ipês?

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação