Revista

Posição de evacuar sentado no vaso é antinatural, defende médica alemã

Existe uma posição mais propícia para o ato de evacuar? O modelo ocidental, baseado no uso de vaso sanitário, é antinatural, alega uma médica alemã

Renata Rusky
postado em 01/06/2014 09:15
Assim como a alimentação, o idioma e outros hábitos, defecar também é uma atividade com características culturais. Por séculos, as pessoas usaram latrinas ou cantos escondidos na natureza para fazerem suas necessidades básicas. Na década de 1950, o sistema foi aperfeiçoado com uma descarga e, em pouco tempo, tornou-se popular.

Mesmo assim, até hoje, os vasos sanitários não são universais. Quem visita a Ásia pode ficar na dúvida sobre como usar as privadas de lá. Recentemente, Giulia Enders, uma médica alemã de 24 anos, publicou em seu país e na Inglaterra ; sem previsão para lançamento aqui ; um livro sobre o intestino, Darm mit Charme, que, em bom português, significa ;Intestino com charme;. Uma das ideias defendidas por Enders, com base em diversos estudos científicos, é que não sabemos nos sentar no vaso.

Ciente de que o assunto é embaraçoso, Enders tenta dar um tom leve a seu ensaio. Diz, por exemplo, que a excreção deveria ser motivo de orgulho do ser humano, pois trata-se de uma atividade complexa e nobre, como a executada pelo cérebro.

Para especialistas como a coloproctologista Nádia Ribeiro, o corpo humano teria sido configurado para defecar agachado. E, pior, a posição em que ficamos no sanitário, associada à má alimentação, seria uma das causas de problemas de saúde como constipação, hemorroidas, apendicite e até câncer de cólon.

Conheça a postura correta para evacuar

Existe uma posição mais propícia para o ato de evacuar? O modelo ocidental, baseado no uso de vaso sanitário, é antinatural, alega uma médica alemãSentado (padrão ocidental)

A posição bloqueia a passagem das fezes. Para evitar incontinência, o músculo puborretal comprime o reto quando estamos de pé ou sentados (ângulo de 90;). O reto comprimido evita que as excreções saiam em momentos impróprios.



Existe uma posição mais propícia para o ato de evacuar? O modelo ocidental, baseado no uso de vaso sanitário, é antinatural, alega uma médica alemãAgachado (padrão oriental)
De cócoras (ângulo de 60;), o reto fica totalmente relaxado, abrindo caminho fácil para o que vier. Dessa forma, o cólon esvazia-se rapidamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação