Revista

Salgadinho camisa 10

Pastel e coxinha são os artilheiros até agora. Mas o time "petisco de ouro" inclui acarajé, açaí, tapioca e muito mais

postado em 22/06/2014 08:00

Qualquer turista, de qualquer lugar do mundo, que estiver em Brasília amanhã terá, além da Copa acontecendo nos gramados, diversas opções de cardápio para antes e depois do jogo. Bons restaurantes não faltam, cozinhas das mais diferentes regiões também e, claro, iguarias que são típicas de todo o país são fáceis de encontrar por aqui. Afinal, com tanta atenção voltada para cá, quem se debandou lá do outro lado do Atlântico já chega aqui se perguntando onde pode comer um bom pastel, um açaí cremoso ou beber uma boa caipirinha.

Para quem não veio apenas na expectativa dos gols do Brasil em cima da seleção de Camarões, existem delícias que são essenciais. E, como eu disse antes, tem que ter pastel! "Com sua massa saborosa, o pastel funciona como um salgado prático, porque pode ser feito facilmente, além de alimentar", comenta Patrícia Rosa, da Pastelaria Viçosa. Ela explica que, para agradar aos gringos, o segredo é não economizar na hora de comprar os ingredientes.

Outro item indispensável da boa cozinha de rua brasileira é a coxinha. Basta pensar em uma festa infantil ou naquele aniversário na firma ; na mesa, há sempre espaço para ela. Márcia Machado, da Coxa Cone, garante que o movimento aumentou desde o começo do Mundial.

Pastel e coxinha são os artilheiros até agora. Mas o time

Ingredientes
Recheio
400g de peito de frango (sem pele e sem osso)
4 dentes de alho
1 cebola grande picada
1 pitada de coloral ou açafrão
1 colher de óleo
100g de catupiry
Cheiro-verde a gosto

Massa
4 copos de leite
4 copos de farinha de trigo
1 colher cheia de manteiga
1 tablete de caldo de galinha

Para empanar
500g de farinha de rosca
2 ovos

Modo de fazer
Recheio
Aqueça o óleo, acrescente o alho, a cebola e o coloral (ou açafrão). Refogue o frango e deixe cozinhar bastante. Coloque o cheiro-verde e, quando estiver bem seco, o catupiry.
(Observação: o recheio deve ficar mais seco)

Massa
Leve ao fogo o leite, o caldo de galinha e a manteiga. Quando ferver, acrescente a farinha de trigo e mexa até a massa desgrudar da panela. Retire a massa da panela e deixe esfriar.

Como modelar
Abra a massa com um rolo e corte-a em rodelas com a borda de um copo. Coloque o recheio no centro e una as bordas.

Para empanar
Passe as coxinhas nos ovos mexidos e depois na farinha de rosca. Frite no óleo quente a 180;C.

Tempo de preparo: 1 hora e meia
Rendimento: 50 coxinhas

Leia a íntegra da matéria na edição impressa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação