Revista

Vamos mudar os hábitos?

A nutricionista Gabriela Kapim vem se especializando na educação alimentar de pais e filhos, sempre com resultados gostosos

postado em 27/07/2014 08:00

A nutricionista Gabriela Kapim vem se especializando na educação alimentar de pais e filhos, sempre com resultados gostososHá muitas crianças se alimentando mal, e a veracidade dessa afirmação não surge apenas quando damos uma olhada nas redes de fast-food lotadas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o planeta tem 44 milhões de crianças obesas ou acima do peso. Reverter esse quadro virou uma imposição e, para muitos especialistas, a urgência também passa pela mudança de pensamento dos pais.

A nutricionista Gabriela Kapim vê a necessidade de os pais se empenharem na alteração dos próprios hábitos à mesa e, dessa forma, servirem de exemplo aos filhos. Ela tenta ajudá-los por meio do seu programa de tevê, Socorro! Meu filho come mal, que acaba de virar livro (Editora Leya). "O livro é para ser usado como um instrumento para ajudar os pais no processo de formação de bons hábitos alimentares. É uma obra para a família", explica.

Entre receitas, dicas, atividades e regras, ela e a coautora, a psicóloga Ana Abreu, tentam ensinar que não é preciso existir traumas na hora de colocar itens mais saudáveis no prato das crianças. Segundo Gabriela, o que se vê hoje são pais que abrem mão facilmente de discutir com os filhos sobre o que comer, negligenciando um aspecto essencial da educação deles.

"Nenhuma mãe deixa o filho atravessar a rua sozinho. Mas elas cedem quando eles querem comer algo que não é saudável. Com os meus, lido com as duas coisas do mesmo jeito: a saúde deles é tão importante quanto a segurança. Por isso, é fácil para eles experimentarem qualquer coisa", ensina. A nutricionista acredita que um dos problemas mais graves nessa relação entre alimentação e criação é o que ela chama de terceirização dos filhos.

Muffin de espinafre com muçarela

Ingredientes
1/2 xícara de chá farinha de trigo branca
1 xícara de chá farinha de trigo integral
4 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de espinafre cru picado
2 ovos
1 colher de sopa de açúcar
1 xícara de chá de muçarela em cubinhos
1 colher de sopa gergelim preto
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de sopa de sal

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180;C. Pique a muçarela e o espinafre. Unte oito forminhas individuais de empadinha com manteiga e polvilhe com farinha. Numa panelinha, derreta a manteiga. No liquidificador, bata o leite e o espinafre. Junte os ovos e a manteiga derretida e bata novamente. Reserve. Numa tigela grande, peneire as farinhas, o fermento, o açúcar e o sal.

Faça um buraco no centro e despeje a mistura de espinafre. Misture com uma colher até a farinha absorver todo o líquido. Coloque duas colheres de sopa de massa em cada forminha, salpique com os pedaços de queijo, cubra com mais uma colher de massa e polvilhe com o gergelim preto. Leve ao forno por 20 minutos. Retire os muffins da assadeira e coloque sobre uma grade para esfriar. Sirva-os mornos ou a temperatura ambiente.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 8 muffins

Leia a reportagem completa na edição n; 480 da Revista do Correio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação